REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 2 (jul. - dez. 2005), dez./2005 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A Revista Metáfora Educacional, na versão eletrônica, editada pela bióloga Valdecí dos Santos, cumpre o papel de divulgar trabalhos acadêmicos enfocando relatos de experiências, resultados de pesquisas e projetos de pesquisas ancorados nas áreas da Educação e da Biologia. Sendo eixos temáticos, dentre outros, o ensino, a formação de professores, a prática docente, a profissionalização docente, o estágio supervisionado, a etnobiologia, o currículo, as metodologias de ensino.

O número 02 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Apresenta artigos construídos por discentes do curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia, da Universidade do Estado da Bahia – Campus II / Alagoinhas, nos semestres: 2002.1, na disciplina Estágio de Biologia (EDC 960), e 2002.2, na disciplina Metodologia do Ensino da Biologia (EDC 958). Alguns dos artigos estiveram disponibilizados, desde abril/2004, no site http://www.valdeci.bio.br, como integrantes do tópico “Atividades Desenvolvidas nas Disciplinas”. E representam a construção de uma memória acadêmica, do processo de Formação do Professor de Biologia do Estado Bahia.

Vale destacar que o eixo constitutivo dos artigos está em exercitar o olhar dos discentes sobre a pesquisa em Educação, considerando duas temáticas norteadoras: a Formação de Professores e a Prática Docente, a partir de experiências vivenciadas nos Estágios de Observação, Co-participação e Regência. Este número é composto de sete artigos e uma resenha bibliográfica.

O artigo I - A relação professor–aluno no cotidiano escolar ( Aline Flora da SILVA) - aborda a questão do emocional, no que diz respeito, ao processo ensino-aprendizagem.

O artigo II - Os conhecimentos prévios no contexto da sala de aula (Ana Cristina Ramos da SILVA) – retrata aspetos do Estágio de Observação na disciplina Biologia, dentre eles: o modo como os conhecimentos prévios são articulados aos conhecimentos científicos.

O artigo III - A postura do professor e a postura do educador (Ariadna de SOUZA) – através de uma peça teatral descrita em dois atos, a autora, descreve episódios de seu Estágio de Observação, sobre a prática docente de duas professoras de Biologia do Ensino Médio, buscando introduzir uma discussão sobre a “postura do professor” e a “postura do educador”.

O artigo IV – O estágio de Biologia (Antonio Geraldo da Silva Sá BARRETO) – o autor reflete sobre as etapas de Observação e Regência desenvolvidas no Estágio Supervisionado de Biologia, objetivando discorrer sobre as observações realizadas e as atividades desenvolvidas à luz de referências bibliográficas alusivas à Práxis pedagógica.

O artigo V – A relação professor-aluno na sala de aula e a sua importância no processo ensino-aprendizagem (Cristina MATTOS) – destaca o processo investigativo, da autora, durante o Estágio de Observação na disciplina Biologia, sendo questões: Como a professora de Biologia lida com os conhecimentos prévios dos alunos? Como os alunos reagem à postura da professora, diante da maneira como ela lida com os seus conhecimentos prévios e os seus erros?

O artigo VI - A avaliação como diagnóstico (Gracineide S. Santos de ALMEIDA) - analisa as respostas dos educandos ao processo de avaliação usado como diagnóstico, de forma sistemática e contínua através por avaliações periódicas e diversificadas desenvolvido durante seu Estágio Supervisionado.

O artigo VII – Um olhar de afeto sobre a prática pedagógica (Telma Maria Ferreira MATOS) - apresenta aspectos da prática pedagógica da autora, vivenciados, no Estágio Supervisionado de Biologia, tendo como referência, reflexões sobre a afetividade no ensino.

A resenha bibliográfica realizada por Valdecí dos SANTOS , trata do artigo de: GREEN, Bill, BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Thomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 208-248.