Sou Valdeci 
												dos Santos, doutora em Educação 
												pela Universidade Federal do Rio 
												Grande do Norte (UFRN) (2008); 
												mestra em Educação pela 
												Universidade de São Paulo (USP) 
												(2003); especialista em 
												Metodologia do Ensino, Pesquisa 
												e Extensão em Educação pela 
												Universidade do Estado da Bahia 
												(UNEB) (1997); licenciada em 
												Ciências com Habilitação em 
												Biologia pela Universidade 
												Estadual de Feira de Santana 
												(UEFS) (1990); auxiliar de 
												Enfermagem pelo Centro Integrado 
												de Educação Assis Chateaubriand 
												(CIEAC) (1979); professora da 
												Universidade do Estado da Bahia 
												(UNEB) desde 1996; autora do 
												macroprojeto 
												Bio-Tanato-Educação: Interfaces 
												Formativas (1996-atual); líder 
												do Grupo de Pesquisa 
												Bio-Tanato-Educação: Interfaces 
												Formativas (2009-atual) -
												
												dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1879120229140055.
												
												A tessitura formativa dos 
												matizes da minha vida 
												pessoal-acadêmico-profissional 
												ancora-se nos vértices 
												epistêmicos da hetero-formação 
												(aprender com o Outro), da 
												ecoformação (aprendendo com as 
												instituições) e da autoformação 
												(aprendendo comigo mesma).
												
												No exercício docente, na 
												Universidade do Estado da Bahia 
												(UNEB) - Campus II/Alagoinhas, 
												desde 1996, atuei/atuo nos 
												cursos de Licenciatura Plena em 
												Ciências com Habilitação em 
												Biologia e Licenciatura em 
												Ciências Biológicas, ministrando 
												as disciplinas e/ou componentes 
												curriculares: Animais 
												Peçonhentos – BI0062 (2013.1 e 
												2013.2), Bioética – BI0031 
												(2009.1), Estágio de Biologia – 
												EDC960 (2002.1, 2002.2, 2003.1, 
												2003.2 e 2004.1), Estágio 
												Supervisionado (Projeto Escola 
												Família Agrícola - 2003.2), 
												Estágio Supervisionado II – 
												EDC008 (2009.2, 2012.1 e 
												2013.1), Metodologia do Ensino 
												de Biologia – EDC958 (2002.1, 
												2003.1 e 2004.1), Metodologia e 
												Prática de Ensino de Biologia – 
												EDC058 (1996.1, 1996.2, 1997.1, 
												1997.2, 1998.1 e 1998.2), 
												Oficina Pedagógica – EDC94P 
												(projeto Escola Família Agrícola 
												- 2003.2), Prática Pedagógica e 
												Estágio Supervisionado II – 
												ED0072 (2010.1, 2010.2, 2011.2, 
												2012.2 e 2013.2), Prática 
												Pedagógica em Biologia – BI0059 
												(2013.1), Prática Pedagógica II 
												– ED0054 (2008.2), Prática 
												Pedagógica IV – ED0061 (2008.2, 
												2010.1 e 2010.2) e, Monografia – 
												EDC009 (2015.1).
												
												O Macroprojeto 
												Bio-Tanato-Educação: Interfaces 
												Formativas (1996-atual), foi 
												concebido como locus de 
												indissociabilidade entre ensino, 
												pesquisa e extensão. Sendo 
												forjado no bojo de relações 
												intersubjetivas 
												pessoal-acadêmico-profissionais, 
												singularmente, marcadas por 
												tensões e conflitos, expressando 
												assim, o meu movimento de 
												construção/(des)construção/(re)construção 
												diante das insurgências, 
												opacidades e demandas suscitadas 
												ao longo do meu exercício 
												profissional como 
												professora-bióloga e da minha 
												singularidade de sujeito 
												objetivo-subjetivo no movimento 
												formativo do existir 
												bio-psico-sócio-econômico-político-culturais.
												
												
												Os matizes epistêmicos do 
												Macroprojeto 
												Bio-Tanato-Educação: Interfaces 
												Formativas, dentre outros, 
												contempla:
												
												Primeiro, as experiências com a 
												temática do duplo vida-morte 
												(SANTOS, 2008a), na área da 
												Saúde, como Auxiliar de 
												Enfermagem, e na área da 
												Educação, como 
												professora-bióloga, onde percebi 
												a zona epistemológica que 
												circunscreve a aprendizagem com 
												os fenômenos biológicos vida e 
												morte, expressa no circuito 
												epistêmico objetivo-subjetivo 
												nucleado pela cisão do duplo 
												vida-morte inscrita no silêncio 
												ruidoso sobre a morte; 
												
												Segundo, os estágios na área de 
												Animais Peçonhentos (aranhas e 
												escorpiões) no Laboratório de 
												Animais Peçonhentos da 
												Universidade Federal da Bahia 
												(UFBA), no Laboratório de 
												Animais Peçonhentos da 
												Universidade Estadual de Feira 
												de Santana (UEFS) e na Seção de 
												Artrópodos Peçonhentos do 
												Instituto Butantan; 
												
												Terceiro, as experiências e 
												aprendizados da docência na 
												Educação Básica - Ensino 
												Fundamental (1ª à 8ª série), 2º 
												Grau/Ensino Médio e Educação 
												Infantil (Pré-Escola) - e na 
												Educação Superior.
												
												Quarto, os cursos complementares 
												na área do conhecimento 
												Educação, Ciências Humanas e 
												Ciências Biológicas, dentre 
												tantos: A produção cultural do 
												currículo na área das ciências 
												biológicas; Uma visão de 
												educação: o homem, o ambiente e 
												a sua consciência; História oral 
												e educação: uma encruzilhada de 
												saberes na construção da 
												pesquisa; Origem, aspectos e 
												dimensões do conhecimento; 
												Oficina: formação multicultural 
												do professor - música, teatro e 
												vídeo; Representação geométrica 
												dos divisores de um número, 
												fração (conceito, equivalência e 
												operação); O livro paradidático 
												em matemática como recurso 
												metodológico; Métodos de 
												observação e registro de 
												comportamento; Fundamentos da 
												bioética para a etnobiologia; 
												Objetos como expressão de 
												cultura: a contribuição da 
												etnologia de museu para uma 
												teoria moderna; História oral e 
												a trama sensível da 
												subjetividade; Antropologia do 
												corpo e da saúde; Palavras e 
												corpos – na segunda clínica de 
												Lacan; Etnobotânica; 
												Etnozoologia; Etnofarmacologia; 
												O homem e os animais: uma 
												introdução à etnozoologia; A 
												eternidade contra-ataca a morte; 
												Etnobiologia e ciência do futuro 
												dos povos indígenas; História do 
												pensamento evolutivo; Produção 
												de medicamentos fitoterápicos; 
												Insetos sociais; Origem e 
												evolução das plantas cultivadas; 
												Evolução humana: últimas 
												descobertas; Serpentes 
												brasileiras; Educação ambiental; 
												Reciclagem do lixo orgânico: 
												compostagem; Tópicos de 
												taxonomia vegetal; Manejo e 
												administração de áreas 
												silvestres; Fisiologia 
												respiratória dos peixes; Tópicos 
												especiais em venenos animais; A 
												evolução na escala zoológica; 
												Noções básicas sobre a classe 
												chondrichthyes: tubarões, raias 
												e quimeras; Informações básicas 
												em animais peçonhentos; Anatomia 
												das espécies arbóreas de 
												manguezais; Ecologia do homem 
												nordestino; Atualização em 
												farmacologia clínica; Introdução 
												à primatologia; Plantas 
												medicinais; Virologia de 
												plantas; Animais peçonhentos; 
												Biologia floral e sistema 
												reprodutivo; Introdução à 
												técnica de levantamento 
												florístico; Citogenética de 
												vertebrados; Fisiologia 
												pós-colheita.
												
												Quinto, os eventos 
												acadêmico-científicos na área do 
												conhecimento Educação, Ciências 
												Humanas e Ciências Biológicas; 
												dentre tantos: 7º Colóquio de 
												História da Educação na Bahia; 
												2º Colóquio Internacional de 
												Políticas e Práticas 
												Curriculares; 1º Encontro 
												Nacional de Ensino de Biologia / 
												3º Encontro Regional de Ensino 
												de Biologia da Regional RJ/ES; 
												1º Café Pedagógico do Programa 
												de Pós-Graduação em Educação; 1º 
												Seminário Interno de Pesquisa em 
												Educação; 8º Encontro 
												“Perspectivas do Ensino de 
												Biologia” - EPEB; 7º EPEB / 1º 
												Simpósio Latino-Americano da 
												Internationational Organization 
												for Science and Technology 
												Education; Seminário “Política 
												de Publicação Científica em 
												Educação no Brasil Hoje”; 
												Seminário “Fontes Primárias na 
												Investigação Educacional”; 
												Seminário “Faculdades de 
												Educação: Realizações e 
												Desafios”; Conferência 
												“Psicologia e Imaginário na 
												Organização Escolar”; 1º 
												Seminário do Núcleo de 
												Investigação de Prática de 
												Ensino; 3ª Semana de Educação e 
												Cultura; 9º Encontro Nacional de 
												Didática e Prática de Ensino – 
												ENDIPE; Conferência “Um Olhar 
												Construtivista em Avaliação”; 
												Encontro “O Educador Como 
												Artista”; 1º Seminário de 
												Formação do Professor / 3º 
												Encontro de Estágio 
												Supervisionado das Licenciaturas 
												da UEFS; 1ª Jornada Pedagógica 
												do Centro Educacional Biosfera; 
												1ª Semana de Educação da 
												Faculdade de Formação de 
												Professores de Alagoinhas; 4º 
												Encontro Baiano de Educação 
												Construtivista: Numa Perspectiva 
												de Gênero; 5º Congresso dos 
												Trabalhadores em Educação; 
												Encontro dos Professores de 
												Prática de Ensino e Estágio 
												Supervisionado da UNEB; 1º 
												Seminário de Formação do 
												Professor; Workshop: "Ensinando 
												a Ler e a Escrever Numa 
												Perspectiva Construtivista"; 1º 
												Encontro Baiano de Educação 
												Construtivista; 7º Encontro de 
												Professores de Estagio 
												Supervisionado da UNEB; 1º 
												Seminário de Educação 
												Pré-Escolar; 3º Encontro de 
												Professores de Ciências e 
												Matemática de Feira de Santana; 
												1º Seminário de Extensão da 
												UEFS; 2º Encontro Regional de 
												Professores de Ciências e 
												Matemática da Região de Feira de 
												Santana; 3º Congresso Brasileiro 
												de Tanatologia e Bioética; 5º 
												Simpósio Brasileiro de 
												Etnobiologia e Etnoecologia; 
												Seminário “Estudos Culturais, 
												Etnografia e Recepção”; 1º 
												Congresso Brasileiro de 
												Etnomatemática; 5º Encontro 
												Nacional de História Oral; 2º 
												Simpósio Brasileiro de 
												Etnobiologia e Etnoecologia; 
												Seminário Interdisciplinar “O 
												Mal-Estar no Fim do Século XX”; 
												51ª Reunião Anual da Sociedade 
												Brasileira para o Progresso da 
												Ciência - SBPC; 4ª Reunião 
												Especial da SBPC; 40ª Reunião 
												Anual da SBPC; 5ª Reunião 
												Regional da SBPC; 4º Encontro de 
												Biologia da UEFS; 1º Encontro 
												Nordestino de Biologia; 2ª 
												Semana Temática da Biologia; 50º 
												Congresso Nacional da Sociedade 
												Botânica do Brasil - SBB; 12º 
												Encontro Nordestino de Zoologia; 
												3º Encontro de Genética do 
												Nordeste; 48º Congresso Nacional 
												da SBB; 3º Encontro Brasileiro 
												de Herpetólogos; 18º Congresso 
												Brasileiro de Zoologia - CBZ; 
												12º Encontro Regional de 
												Botânicos - ERBOT; 17º CBZ; 11º 
												Encontro Regional de Botânicos; 
												Seminário de Plantas Medicinais; 
												10º ERBOT; Semana de Prevenção; 
												2º Congresso Nordestino de 
												Ecologia; 39º Congresso Nacional 
												da SBB; 14º CBZ; 38º Congresso 
												Nacional da SBB; 8º ERBOT; 7º 
												Encontro Nacional de Estudantes 
												de Biologia; 13º CBZ; 37º 
												Congresso Nacional da SBB.
												
												E, sexto, o movimento da minha 
												produção científica (SANTOS, 
												2015a, 2015b, 2012a, 2012b, 
												2011, 2010a, 2010b, 2009, 2008a, 
												2008b, 2008c, 2007a, 2007b, 
												2007c, 2007d, 2007e, 2006a, 
												2006b, 2006c, 2006d, 2005a, 
												2005b, 2005c, 2005d, 2005e, 
												2005f, 2005g, 2004a, 2004b, 
												2004c, 2004d, 2004e, 2003a, 
												2003b, 2003c, 2000a, 2000b, 
												1999, 1998a, 1998b, 1997a, 
												1997b, 1992a, 1992b, 1991a, 
												1991b, 1991c, 1990a, 1990b; 
												SANTOS; ALMEIDA, 2005; SANTOS; 
												MARQUES, 2001, 1998; SANTOS; 
												MRECH, 2002; SANTOS; PIRES; 
												BARROS, 1988a, 1988b, 1988c; 
												SANTOS; SANTOS, 1998; SANTOS; 
												SANTOS; RAMOS, 2005; SANTOS; 
												SANTOS; SANTOS, 1999a, 1999b, 
												1999c; SANTOS; SILVA, 2006a, 
												2006b).
												
												A tessitura epistêmica do 
												Macroprojeto 
												Bio-Tanato-Educação: Interfaces 
												Formativas contempla sete 
												projetos: Projeto de Pesquisa 
												Memória do Ensino de Biologia 
												(1996-atual), Projeto de 
												Implantação do Núcleo de 
												Investigação de Prática de 
												Ensino (NIPE) da Universidade do 
												Estado da Bahia - Campus II 
												(Alagoinhas) (1998), Projeto de 
												Ensino e Extensão Bate-Papo 
												Pedagógico e Biologia na 
												Comunidade (2002-atual), Projeto 
												de Pesquisa Saúde, Cultura e 
												Ciência: Fronteiras e Interfaces 
												de Saberes (2000-atual), Projeto 
												de Criação e Manutenção de 
												Ambiente Virtual - site
												
												http://www.valdeci.bio.br 
												(2004-atual), Projeto de 
												Editoria do Periódico Científico 
												Revista Metáfora Educacional 
												(ISSN 1809-2705) – versão 
												on-line (2005-atual), e, Projeto 
												de Implantação e Certificação do 
												Grupo de Pesquisa 
												Bio-Tanato-Educação: Interfaces 
												Formativas (2009) -
												
												dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1879120229140055 
												- pela Universidade do Estado da 
												Bahia, junto ao Diretório dos 
												Grupos de Pesquisa no Brasil, do 
												Conselho Nacional de 
												Desenvolvimento Científico e 
												Tecnológico (CNPq).