REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 05 (jan. – dez. 2007), dez./2007 - Memorial Docente

A REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line (http://www.valdeci.bio.br/revista.html), cumpre o papel de divulgar trabalhos acadêmicos, tais como, relatos de experiências, resultados de pesquisas, teses, dissertações, monografias, artigos de reflexão e ensaios ancorados nas áreas do conhecimento: Educação, Biologia e Tanatologia.

O número 05 – MEMORIAL DOCENTE – é dedicado ao armazenamento de memoriais de professores e professores-biólogos implicados no processo de formação de biólogos em cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Esse número, constitui-se como um subprojeto do projeto de Pesquisa MEMÓRIA DO ENSINO DE BIOLOGIA, de autoria da Profª. Dra. Valdecí dos Santos, que sistematiza subprojetos com ênfase em estudos centrados em sub-áreas da Educação - Currículo, Formação e Memória -, que norteiam as linhas de pesquisas e discussões sobre a formação de professores-biólogos, a saber: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências, Estágio Supervisionado, Etnobiologia, Formação, Formação de Professores, História Oral, Metodologias de Ensino, Prática Docente, Memória, (Auto)biografia, História de Vida e Profissionalização Docente.

Cumpre destacar que a construção de um memorial está vinculada ao método autobiográfico. O método autobiográfico configura-se como uma abordagem teórica que apresenta possibilidades fecundas para a pesquisa sobre o movimento do sujeito em sua trajetória pessoal-acadêmica-profissional, especialmente, por propiciar um lugar de fala e um lugar de escuta desse sujeito sobre sua singular história de vida constituída no contexto sócio-econômico-cultural. É nesse movimento de descolamento da memória que o sujeito constrói uma narrativa sobre ele próprio, que lhe permite, e ao pesquisador, estabelecer as interfaces sobre sua identidade diferente e singular constituída num circuito de alteridade.

Os memoriais docentes serão publicados na íntegra e incorporados ao acervo em qualquer data.

O Memorial I – Memorial – de autoria da Profª. Dra. Maria Celeste Costa Valverde (Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana - Departamento de Ciências Biológicas / Laboratório de Morfologia Comparada de Vertebrados. E-mail: lamver_uefs@hotmail.com - http://lattes.cnpq.br/3581972893878381) apresenta a trajetória acadêmico-profissional dessa bióloga. Memorial implantado em 2007.

O Memorial II – Memórias da caminhada epistemológica acadêmico-profissional na constituição da identidade profissional como professora-bióloga – de autoria da Profª. Dra. Valdecí dos Santos (Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de educação – Campus II / Alagoinhas. E-mail: vdsantos@uneb.br - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713) situa sua caminhada epistemológica relativa às experiências formativas acadêmico-profissionais implicadas na constituição da identidade profissional como professora-bióloga. Memorial implantado em 21/abr./2009.