REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 09 (jul. – dez. 2010), dez./2010 – Currículos

Revista indexada em:

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx


O número 09 (dez./2010) – CURRÍCULOS – apresenta trabalhos que destacam singularidades formativas de currículos nos quais o diálogo multirreferencial entre cultura científica e cultura humanística expressa lugares, escutas, silêncios e interfaces formativas.

O artigo I (Inédito) - CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PREMÊNCIAS (Jesus Garcia Pascual - UFC) - trata de currículos universitários que (for)matam as trajetórias de formação profissional de estudantes, cotejando-as com a avaliação institucional adequada a um Contexto Curricular Positivo Contemporâneo (CCPC). Palavras-chave: Currículo. Avaliação. Sociedade. Formação. Professor. p. 3-17.

O artigo II (Inédito) - ESPORTE PARA TODOS E A CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL (Nailze Pereira de Azevêdo Pazin; Denize Pereira de Azevedo Freitas; Maria da Luz da Silva – UFSC/UEFS) - procura compreender como as políticas públicas gestam projetos de intervenção social como a campanha Esporte para Todos EPT (realizada no Brasil nos anos de 1977 à 1979), e como se utilizaram da Educação Física como "saber científico" para legitimar práticas corporais de intervenção e controle na sociedade. Palavras-chave: História. Esporte. Educação Física. Intervenção Social. História das Políticas Públicas. p. 18-30.

O artigo III (Inédito) - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL (Jacklene Briglia Amoêdo – UEA/Parintins - AM) - avalia os mecanismos que envolvem a Educação, as práticas de gestão dos resíduos e a formação da consciência cidadã. A Educação Ambiental é proposta como o mecanismo imprescindível no processo de conscientização. Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Educação Ambiental na Escola. Consciência Ética. Compromisso Social. p. 31-56.

O artigo IV (Inédito) - ASPECTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES-ALUNOS DA REDE UNEB DE ÉRICO CARDOSO / BA (Soraya Mendes R. Adorno; Ennia Débora Passos Braga Pires; Ivete Rosa da Silva; Margaret Silva Trindade; Silmara Aparecida Oliveira Rodrigues; Yolete Silva Trindade Oliveira – UESB/UFSCar/UNICAMP/UNEB) - indaga se ocorreram mudanças na prática pedagógica dos professores-alunos curso de Pedagogia da Rede UNEB 2000 de Érico Cardoso, a partir da execução da proposta pedagógica do curso de capacitação em serviço. Palavras-chave: Formação do Professor. Prática Pedagógica. Capacitação em Serviço. Rede UNEB 2000. p. 57-69.

O artigo V (Inédito) - HISTORIOGRAFIA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ENSINO DE HISTÓRIA (Crislane Barbosa de Azevedo; Maria Inês Sucupira Stamatto - UFRN) - caracteriza diferentes teorias pedagógicas e historiográficas e relacionando estas ao ensino de História voltado para os quatro últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Palavras-Chave: Ensino de História. Historiografia. Teorias Pedagógicas. Educação Básica. Processo ensino-aprendizagem. p. 70-89.

O artigo VI (Inédito) - CAXIXI, UM INSTRUMENTO DA PERCUSSÃO AFRO-BRASILEIRA: REFLEXÕES ETNOMUSICOLÓGICAS E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL (Priscila Maria Gallo - UFBA) – aborda sobre caxixi, exemplar da percussão afro-brasileira, e a possibilidade de sua utilização na educação musical na Educação Básica. Palavras-chave: Caxixi. Educação Musical. Etnomusicologia. Folclore. Capoeira. p. 90-101.

O artigo VII (Inédito) - RESENHA CRÍTICA SOBRE O ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Patrícia Magri Granúzzio; Renata de Fátima Ceribelli - UNIMEP) - apresenta um esboço geral do estado da arte sobre o tema formação de professores realizado no Brasil por educadoras e pesquisadoras apoiadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira. Palavras-chave: Mapeamento. Metaanálise. Formação de Professores. Profissionalização Docente. Gestão Escolar. p. 102-114.

O artigo VIII (Acervo de Memórias) - A AUTOBIOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA REFLEXÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA URCA (Ariza Maria Rocha - URCA) – reflete sobre a importância da autobiografia no processo de formação do professor de Educação Física, tendo como referência a memória de alunos do curso relacionada aos motivos da escolha do Curso e as experiências com as aulas de Educação Física em sua vida. Palavras-chave: Autobiografia. Memória. Brincadeiras. Formação de Professor. Educação Física. p. 115-127.