I. Oficina Pedagógica
Programa de Disciplina

  • 2003.1

Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências

Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia - (Projeto "Escola Família Agrícola")

Programa de Disciplina

Código

  • EDC 94P

Disciplina

  • Oficina Pedagógica (Momento III – jul./ago. 2003) 45 h/a

Ano

  • 2003.1

Carga Horária

  • T = 60
    • Créditos = 04
  • P = 120
    • Créditos = 04
  • E = 90
    • Créditos = 02
  • Total = 270
    • Créditos = 10

Professora Valdeci dos Santos

Obs: Créditos ministrados no período de 21/fevereiro a 07/março/2003 – Momento II - pela Professora Valdecí dos Santos: 03 créditos = 60 horas {T = 02 (30 horas), P = 01 (30 horas)}.

Obs: Créditos ministrados no período de 15/julho a 02/agosto/2003 – Momento III - pela Professora Valdecí dos Santos: 02 créditos = 45 horas {T = 01 (15 horas), P = 01 (30 horas)}.

Ementa

Identifica os objetivos do ensino de Biologia. Analisa as diversas tendências metodológicas para definição de uma prática pedagógica. Elabora, planeja, avalia, discute e prepara material didático.

Objetivos

  • Construir um Planejamento pedagógico para o Ensino de Biologia
  • Elaborar recursos didáticos e atividades que enfoquem a dimensão sociocultural do conteúdo: Educação ambiental
  • Discutir sobre o cotidiano do Professor e a memória prática pedagógica
  • Inferir sobre o papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia
  • Analisar a importância da Etnobiologia na formação do professor de Biologia
  • Abordar aspectos da relação professor - subjetividade

Conteúdo Programático

  • O Planejamento pedagógico no Ensino de Biologia
  • A dimensão sociocultural do conteúdo: Educação ambiental
  • Recursos Didáticos para o Ensino de Biologia
  • Metodologias de Ensino para o Ensino de Biologia
  • O cotidiano do Professor e a memória prática pedagógica
  • O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia
  • A Etnobiologia
  • O professor e a subjetividade

Metodologia

  • A disciplina devido ao caráter articulador constitui-se, metodologicamente, em Oficinas temáticas. As mesmas têm o objetivo de criar um espaço para discussão de conteúdos que contribuem para o planejamento do processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia. São conteúdos: Planejamento pedagógico, O cotidiano e a memória da prática pedagógica, Etnobiologia, Educação Ambiental, O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia, Subjetividade.

OFICINA I – Planejamento pedagógico
15/jul/2003 – (8 h/a)

  • Conteúdo:
    • O Planejamento pedagógico no Ensino de Biologia
  • Atividade:
    • Construir um Planejamento pedagógico para o Ensino de Biologia

OFICINA II – O cotidiano e a memória da prática pedagógica:
liames importantes na história de vida do professor

22/jul/2003 – (9 h/a)

  • Conteúdo:
    • Projeto pedagógico para Estágio Supervisionado
    • História de vida
    • Cotidiano escolar
    • Memória pedagógica
  • Atividade:
    • Reconstruir projeto pedagógico para Estágio Supervisionado
    • Elaborar Diário “introdutório” da memória pedagógica

OFICINA III – Etnobiologia
25/jul/2003 - (10 h/a)

  • Conteúdo:
    • O que é Etnobiologia?
    • A Etnobiologia e a formação do professor de Biologia
    • O cotidiano escolar e a pesquisa etnobiológica
    • A etnobiologia e a Escola Família Agrícola: possibilidades de investigações científicas sobre dinâmica cultural
  • Atividade:
    • Confecção de projeto para investigação etnobiológica
    • Visita ao Laboratório de Etnobiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana
    • Visita a feira livre na cidade de Feira de Santana
    • Leitura de textos
  • MESA-REDONDA - ETNOBIOLOGIA: uma interface ciência-culturaConstruir um Planejamento pedagógico para o Ensino de Biologia
  • VISITA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - 25/jul/2003
    • Considerando a ementa da Oficina Pedagógica “Identifica os objetivos do ensino de Biologia. Analisa as diversas tendências metodológicas para definição de uma prática pedagógica. Elabora, planeja, avalia, discute e prepara material didático” , a EXCURSÃO a Universidade Estadual de Feira de Santana tem dentre os OBJETIVOS METODOLÓGICOS:
      • Criar um espaço de diálogo para possíveis Estágios em áreas de interesse do Licenciando.
      • Explorar circuito acadêmico diferente do seu contexto de formação.
      • Acessar acervo bibliográfico da Biblioteca Central Julieta Carteado.
      • Conhecer linhas de pesquisas relativas à formação do Biólogo.
      • Participar da MESA-REDONDA ETNOBIOLOGIA: uma interface ciência-cultura
      • Visitar Laboratórios
    • MESA-REDONDA - ETNOBIOLOGIA: uma interface ciência-cultura – (9:00 h)
      • Etnoecologia, aves e camponeses no Brasil – Prof. Dr. José Geraldo W. Marques (UEFS)
      • Mulheres velhas em folha: memória e legado etnopedagógico sobre plantas medicinais de idosas – Profª MSc. Selma dos Santos (UNEB – Campus XI)
      • Sistemas de crenças e Etnobiologia – Profª MSc. Valdecí dos Santos (UNEB – Campus II)
    • VISITAS AOS LABORATÓRIOS:
      • Laboratório de Morfologia Comparada de Vertebrados – Profª-Dra. Mª Celeste Valverde – (10:00 h)
      • Laboratório de Ictiologia – Professor-Doutor Paulo Roberto Duarte Lopes – (8:00 h) - Luiza
      • Laboratório de Etnobiologia – Professor-Doutor Fábio Bandeira e Bióloga Tatiana – (9:30 h)
      • Laboratório de Micromorfologia Vegetal – Professora-Doutora Claúdia Helena – (11:10 h)
      • Laboratório de Animais Peçonhentos e Herpetologia – Professora-Doutora Flora A. Juncá
      • Laboratórios Didáticos – Bióloga Lindinalva – (7:30 h)
    • Fisiologia
    • Zoologia
    • Microbiologia
    • Bioquímica
    • SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Professora Sandra Furian – (9:00 h) – Bióloga Marta
      • Compostagem
      • Oficina de papel artesanal
    • VISITA AO HERBÁRIO – Curador Professor-Doutor Luciano Paganucci – (10:30 h) – Bióloga Elaine
    • VISITA AO BIOTÉRIO – Veterinário Orestes – (10:50 h)
    • VISITA A BIBLIOTECA CENTRAL JULIETA CARTEADO - Opcional
    • VISITA AO MUSEU CASA DO SERTÃO - Opcional
    • VISITA A LIVRARIA UNIVERSITÁRIA - Opcional
    • VISITA AO SHOOPING IGUATEMI – Almoço e Livraria – (12:30 – 13:50 h)
    • VISITA AO HORTO FLORESTAL – Professor-Doutor Juan Tomás Ayala-Osuna – (14:00 h)
      • Laboratório de Cultura e Tecido Vegetal – Bióloga Lune
      • Laboratório de Germinação
      • Laboratório de Ecofisiologia
      • Laboratório de Extração
    • VISITA AO CENTRO DE ABASTECIMENTO de Feira de Santana
      • OBJETIVO: Conhecer um circuito representativo da dinâmica cultural nordestina.

OFICINA IV – Educação Ambiental
26/jul/2003 - (10 h/a)

  • Conteúdo:
    • Identidade: uma visão de cidadania
    • A importância do meio ambiente na construção da cidadania
      • Questões ambientais e o papel da escola
      • Projeto de Educação Ambiental
      • Recursos didáticos e/ou Atividades para Educação Ambiental
    • Reconhecimento do ambiente
    • Pesquisa
    • Debate
    • Música
    • Vídeo
    • Dramatização
    • Reciclagem
    • Jogos
    • Mutirão – lixo
    • Palestras
    • Aquários
    • Gincana do lixo
    • Trabalho de artes
    • Grupo de Educação Ambiental
    • Compostagem
  • Atividade:
    • Confecção de Projeto de Educação Ambiental
    • Dramatização sobre questões ambientais
    • Gincana do lixo

OFICINA V – O papel do sistema de crenças
na constituição do professor de Biologia
27/jul/2003 – (4 h/a)

  • Conteúdo:
    • O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia
      • O problema
      • Sujeito investigado
      • Objeto de estudo
      • Recorte do objeto de estudo
      • Questões da investigação
      • Objetivos gerais
      • Objetivos específicos
      • O método
      • Questões norteadoras das entrevistas
      • Blocos de análise
      • A metodologia
      • A Psicanálise no estudo
      • O movimento da investigação do objeto de estudo
        • quanto as descobertas
        • quanto aos referenciais teóricos
        • possibilidades de avançar

OFICINA VI – O professor, a voz, o corpo, o toque:
multirreferenciais que dizem da subjetividade do sujeito
02/ago/2003 – (4 h/a)

  • Conteúdo:
    • Será construído no momento da oficina para atender subjetividades.

Avaliação

  • A avaliação será construída no movimento das oficinas:

Bibliografia

  1. OFICINA I – Planejamento pedagógico

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Salvador: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, s.d. 184 p.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino de aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Proto Alegre: Artmed, 2000. 182 p.

  1. OFICINA II – O cotidiano e a memória da prática pedagógica: liames importantes na história de vida do professor

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).

BRANDÃO, Márcia Maria. Em busca da formação do outro: caminhos alternativos. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 71-82

BUENO, Belmira O. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 7-22

CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.

CATANI, Denice B. Práticas de formação e ofício docente. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 23-29

CATANI, Denice B., BUENO, Belmira O., SOUSA, Cynthia P. Os homens e o magistério: as vozes masculinas nas narrativas de formação. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 45-64

COULON, Alain. Etnometodologia e educação . Petrópolis: Vozes, 1995. 205 p.

CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.

GUIMARÃES, Daniela O. et al. Vida de professor: uma breve história do nosso tempo. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 97-117.

JESUS, Lúcia F. O. Autoformação: conhecendo a vida e o trabalho de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 101-110.

LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.

MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.

SOUSA, Cynthia P. Evocação na escola: relatos autobiográficos de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 31-44

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Professores: sujeitos na história e sujeitos da história. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 7-12

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 13-42

  1. OFICINA III – Etnobiologia

D´AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4.ed. São Paulo, 1998. 88 p.

GULLICH, R. I. C., WEBER, E., ALBRING, F., ROSA, P. M., MAICÁ, G. F. Etnobotânica: sua constituição nas populações tradicionais no município de Giruá-RS e o saber sobre as plantas medicinais na escola de ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

MELO, A. S. A. F., SOUTO, F. J. B. A zooterapia popular e os seus aspectos comerciais no Município de Feira de Santana –BA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 3., 2000, Piracicaba. Resumos ... Piracicaba: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000. p. 106.

MIDEI, D., MELLO, G. M. Resgate cultural do uso dos remédios caseiros no Município de Boa Vista do Ramos – AM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 3., 2000, Piracicaba. Resumos ... Piracicaba: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000. p. 60.

MOURA. F. B. P. Uso de animais na medicina popular da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 3., 2000, Piracicaba. Resumos ... Piracicaba: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000. p. 105.

POSEY, Darrell Addison. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Berta G. (Coord.). Suma etnológica brasileira . V.1 - Etnobiologia. 3 ed. Belém: Ed.UFPA, 1997a. p. 1-15.

SANTANA, Graça, et al. As plantas medicinais na comunidade cabocla de pescadores de Fortalezinha, Ilha de Maiandeua, Município de Maracanã (PA). In: ENCONTRO BAIANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 1., 1999, Feira de Santana. Anais .. . Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2001. p. 149-168.

SANTOS, Valdecí dos. O papel dos sistemas de crenças na constituição do professor de Biologia no ensino médio: auxílio ou empecilho? 2003. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SANTOS, Valdecí dos, MARQUES, J. G. W. Leitura fenomenológica de uma interação homem/animal em uma feira nordestina (Feira de Santana – BA). In: Sitientibus (Série Ciências Biológicas), v. 1, n. 2. Feira de Santana: UEFS, 2001. p. 156-159.

SANTOS, Valdecí dos, SANTOS, Selma dos, SANTOS, Lívia Daniela dos. Plantas medicinais e a orientação etnoterapêutica de indivíduos da terceira idade: uma contribuição na relação ensino-aprendizagem/cultura/doença. Out./1999. 17 p. (Mimeografado).

SANTOS, Valdecí dos, SANTOS, Selma dos, RAMOS, SANTOS, Lívia Daniela dos Santos. As plantas medicinais e a orientação etnoterapêutica de indivíduos da terceira idade como contribuição para uma interface etnobiologia/educação . Feira de Santana, 2002. 25 p. (Mimeografado).

SOUTO, F. J. B., ANDRADE, C. T. S., SOUZA, A. F. Uma abordagem etnoecológica sobre zooterapia na medicina popular em Andaraí, Chapada Diamantina, Bahia. In: ENCONTRO BAIANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 1., 1999, Feira de Santana. Anais ... Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2001. p. 181-190.

  1. OFICINA IV – Educação Ambiental

AMARAL, L. B., BORGES, E. L. Por que me preocupar com o lixo? Uma atividade de educação ambiental na reserva indígena de Dourados – MS. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

BRUZZO, C. Chico Bento e os professores de Biologia: as histórias em quadrinhos em foco.

In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

BENETTI, B., CARVALHO, L. M. A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

CADEI, M. S. A formação em Biologia e a participação em projetos de educação ambiental: algumas reflexões. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

CHAPANI, D. T., DAIBEM, A. M. L. A importância do estudo do meio ambiente: a opinião dos alunos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

LEME, T. N. Gincana ambiental: relato de um projeto sustentável. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

MIRANDA, J. C. Coleta seletiva e reciclagem do lixo na escola: uma atividade prática. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

PALMA, B. R., et al. Projeto meio ambiente e reciclagem. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

PLACER, F. González. Identidade, diferença e indeferência – o si mesmo como obstáculo. In: LARROSA, Jorge, LARA, Nuria Pérez (Orgs.). Imagens do outro . Petrópolis: Vozes, 1998. p. 135-151.

REBELLO, L. H. S., TEIXEIRA, S. K. A contribuição dos museus de ciências na formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

SILVA, A. G. C. ET AL. Horta escolar: avaliação da diversidade faunística. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

SILVA, R. L. F. Educação ambiental na formação do professor de ciências e Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., [CD-Rom]. 2002, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: FEUSP, 2002.

  1. OFICINA V – A Psicanálise e o professor: um diálogo fecundo na educação

SANTOS, Valdecí dos. O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia no ensino médio: auxílio ou empecilho? 2003. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

  1. OFICINA VI – O professor, a voz, o corpo, o toque: multirreferenciais que dizem da subjetividade do sujeito

ALMEIDA, Maria C. Complexidade, do casulo à borboleta. In: CASTRO, Gustavo, et al. Ensaio de complexidade . Porto Alegre: Sulina, 1997. p. 25-45.

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim G. Multirreferencialidade nas Ciências e na educação . São Carlos: Ed.UFSCar, 1998. p. 24- 41.

BRANCO, G. Castelo. Filosofia e Psicanálise. In: BRANCO, G. Castelo. O olhar e o amor: a ontologia de Jacques Lacan. Paulo de Frontin, RJ: Nau, 1995. 131 p.

BRAZIL, Horus Vital. O sujeito da dúvida e a retórica do inconsciente . Rio de Janeiro, Imago Ed., 1998. 256 p.

CESAROTTO, Oscar. Idéias de Lacan . São Paulo: Iluminuras, 2001. 195 p.

FELICIO, Vera L. G. A imaginação simbólica nos quatro elementos bachelardianos . São Paulo: EDUSP, 1994. 140 p.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: MADUREIRA, P. P. S. (Coord). Edições standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XVII (1917-1919). Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. p. 275-314.

KELEMAN, Stanley. Anatomia emocional. São PAULO: Summus, 1992.

MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. 144 p.

SCHILDER, Paul. A imagem do corpo: as energias constitutivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.