I. EDC 958 - Metodologia do Ensino de Biologia
Programa de Disciplina

  • 2003.2

Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências

Programa de Disciplina

Código

  • EDC 958

Disciplina

  • Metodologia do Ensino de Biologia

Ano

  • 2003.2

Carga Horária

  • T = 45
    • Créditos = 03
      • Pré-requisitos
        • BIO 199 – Fisiologia Animal Comparada
        • EDC 026 - Didática
  • P = 30
    • Créditos = 01
  • E = 0
    • Créditos = 00
  • Total = 75
    • Créditos = 04

Professora Valdeci dos Santos
05 / Setembro de 2003

Ementa

Analisa a natureza das ciências e os processos de aquisição do conhecimento científico, a compreensão (assimilação) de conceitos na relação ensino-aprendizagem considerada a partir da disponibilidade destes no sistema sócio-cultural, escolha de atividades que permitem a expressão do pensamento em Biologia.

Objetivos

  • Discutir processos de construção do conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem de Ciências
  • Estabelecer a relação entre construção do conhecimento científico e o processo ensino –aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio
  • Discutir conteúdos específicos da Biologia no Ensino Médio numa perspectiva sócio-cultural
  • Criar um espaço de diálogo entre a Academia e Professores de Biologia do Ensino Médio, sendo foco central o processo ensino-aprendizagem.
  • Abordar recursos didáticos que contribuem para a construção/(des)construção do processo ensino –aprendizagem no Ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Realizar Estágio de Observação da Prática Docente no Ensino de Biologia, no Ensino Médio, considerando a análise crítica dessa prática.

Conteúdo Programático

  • Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências
  • Conhecimento Científico e Concepções de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências
  • O Processo Ensino –Aprendizagem no Ensino de Biologia no Ensino Médio
  • Conteúdos Específicos da Biologia no Ensino Médio
  • Recursos Didáticos no Ensino de Biologia
  • Atividades (Metodologias) de Ensino
  • Estágio de Observação de Prática Docente no Ensino de Biologia no Ensino Médio
  • O cotidiano do Professor de Biologia do Ensino Médio.
  • Pesquisa etnográfica.

Metodologia

  • A disciplina devido ao caráter articulador constitui-se, metodologicamente, em quatro momentos pontuais.
    • Momento 1: Seminários temáticos. O mesmo tem o objetivo de criar um espaço para discussão de conteúdos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia, dentre eles: construção do conhecimento, pesquisa em educação, recursos didáticos e metodologias de ensino.
    • Momento 2: Elaboração e Execução de Projeto de Pesquisa etnográfica.
    • Momento 3: Estágio de Observação em turmas de Biologia do Ensino Médio e Construção de Artigo científico enfocando o objeto de estudo eleito.
    • Momento 4: Produção de um recurso didático para o ensino de Biologia, considerando a relação construção do conhecimento científico / processo ensino-aprendizagem.

Avaliação

  • A avaliação será construída no movimento dos quatros momentos.

Bibliografia

  1. Específicas


1. Os Conteúdos no Ensino de Biologia: Vida, Célula e Evolução

BASTOS, Fernando. O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 63-69, jul./set. 1992.

BRUZZO, Cristina. A representação da vida entre licenciandos de Biologia ou de como se comunicar com um ET. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 274-7.

DORVILLE, Luis F. M. Conceitos e idéias dos alunos de ensino médio de escolas públicas sobre a definição de vidas. ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Biologia e cidadania: contextos de ensino e produção científica. São Paulo: SbenBio, 2002. 1 CD-ROM.

EL-HANI, C. Niño, Kawasaki, C. Sumi. Contribuições da Biologia teórica para o ensino de Biologia. É possível definir vida? In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2000. p. 27-31.

EL-HANI, C. Niño, VIDEIRA, A. A. Passos. O que é vida? Conceitos centrais e novas questões da Biologia – um novo livro paradidático. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 267-9.

EMMECHE, Claus, EL-HANI, Charbel. Definindo vida. In: EL-HANI, Charbel, VIDEIRA, Antonio A. P. (Orgs.). O que é vida?: para entender a Biologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 31-56.

GUIMARAES, E. Mendes, EUZEBIO, Umberto. O eixo evolução/ecossistemas como norteador para os conteúdos de biologia para o ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 720-4.

KAMASAKI, Clarice S., EL-HANI, Charbel. Uma análise das definições de vida encontradas em livros didáticos de Biologia do ensino médio. ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Biologia e cidadania: contextos de ensino e produção científica. São Paulo: SbenBio, 2002. 1 CD-ROM.

MACHADO, L. C. Ferreira. As concepções de alunos jovens e adultos sobre evolução dos seres vivos – revelando a heterogeneidade do pensamento. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 603-6.

ROSA, Vivian Leyser, et al. O tema evolução entre professores não-licenciados – dificuldades e perspectivas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SANTOS, Silvana C., BIZZO, Nélio M. V. O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no quotidiano da sala de aula. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 555-8.

VALOTTA, L. A. et al. Frequência de genes em populações: subsídios para o ensino de evolução e seleção natural. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 837-40.

2. Formação de Professores de Biologia

CHAVES, Silvia Nogueira. Diários de aula: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

FREITAS, Denise et al. Interdisciplinaridade e formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 517-21.

MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.

3. Estágio Supervisionado e Prática Docente

AGUIAR, Maria C. Antunes. O estágio, momento síntese do curso de licenciatura: a relação teoria-prática. Revista Tópicos Educacionais , Recife: Universidade Federal de Pernambuco, v. 5, n. 1/3, p. 75-86, 1987.

BARZANO, Marco A. L. Buscando refletir a prática de ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 472-475.

BASTOS, Fernando. Prática de ensino de ciências e biologia: estágio de regência desenvolvido com base em programações de ensino produzidas por meio de trabalho coletivo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 460-464.

CARVALHO, A. Maria P. Memórias da prática de ensino. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 247-252, jul./dez. 1992.

CASTRO, Amélia Domingues. A memória do ensino de Didática e Prática de Ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 233-240, jul./dez. 1992.

CASTRO, E. Bertholine. Estágio supervisionado: uma busca de uma estratégia metodológica ativa. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 65-7.

CODENOTTI, Thais L. Uma experiência de ensino no Rio Grande do Sul. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 8, p. 49-58, 1985.

CORAZZA-NUNES, Maria J., MOREIRA, Ana Maria O. R. Estágio supervisionado em Biologia: uma integração às reais necessidades dos alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 427-430.

ELIAS, Marisa Del Cioppo. A busca do caminho da prática de ensino. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 22-?, 1988.

FRANZONI, Marisa et al. Estagio supervisionado: a contribuição do aluno na formação do futuro professor de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 366-70.

KRASILCHIK, Myriam. Um caso de estágio na preparação de professores de Biologia. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 12, n. ½, p. 291-294, jan./dez. 1986.

KRASILCHIK, Myriam. O professor de prática de ensino: um edificador de pontes. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 32-34, 1988.

MOREIRA, Ana Maria O. R., CORAZZA-NUNES, Maria J. Repensando o microensino na formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 445-8.

OLIVEIRA, M. Mariane, MAFFIA, A. Maria C. Concepções dos licenciandos sobre o ato de ensinar e aprender e seus desdobramentos em sala de aula. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 370-3.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Professores de prática pensando a didática. In: Cadernos do CEDES , n. 21. São Paulo: Cortes, 1988. p. 6-12

PEREIRA, J. E. Diniz. Projetos didáticos de pesquisa na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 464-8.

SÁ, E. R. Andrade. Observações sobre práticas docentes na área de ciências biológicas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 395-9.

SILVEIRA, F. P. R. Assis. A prática de estagio supervisionado no curso de ciências biológicas e sua articulação com disciplinas afins. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 455-9.

4. Livro Didático de Biologia

AYRES, Ana C. et al. Estudo de recursos analógicos empregados no ensino do sistema circulatório em livros didáticos a partir de uma perspectiva de modelos mentais. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 545-50.

CARVALHO, Nelly. Política do livro didático e produção regional. Revista Ciência e Cultura , v. 41, n. 1, p. 48-52, jan. 1989.

FRACALANZA, Hilário. Ciência e livros didáticos de Biologia. Revista Educação e Sociedade , São Paulo, v. 7, n. 22, p. 138-148, set./dez. 1986.

FREITAS, C. Avellar, MARTINS, Isabel. Visualizando uma idéia: as relações entre texto e imagem na representação de conceitos em Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 287-9.

MAFFIA, A. Maria de C., et al. Livro didático de ciências: o real e o idealizado em sua seleção. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

MASSABNI, V. Galindo, ARRUDA, Maria S. P. Considerações sobre o conteúdo do livro didático de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 697-700.

NASCIMENTO, Tatiana G., MACIEL, Carla Mendes. Doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais em livros didáticos do ensino fundamental. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

PEGORARO, João Luiz, SORRENTINO, Marcos. A fauna nativa a partir de ilustrações dos livros didáticos – ciências e biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

PICCININI, Claúdia Lino, AYRES, Ana C. Braga M. Livro – didático, análise da sua escolha e utilização como instrumento do processo de ensino-aprendizagem. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.-

PINTO, G. Amorim, MARTINS, Isabel. Retóricas dos textos didáticos: o caso do ensino de evolução. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 285-7.

PINTO, G. Amorim, MARTINS, Isabel. Evolução nos livros didáticos de Biologia: uma análise retórica. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

RIBEIRO, P. R. Costa et al. Representações de AIDS nos livros didáticos de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 533-7.

SILVA, Miríades A., PÊPE, Alda Muniz. Ofídios e ofidismo nos livros didáticos de ciências naturais. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SILVA, Regina M., TRIVELATO, S. L. Frateschi. Os livros didáticos de Biologia do século XX. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 217-21.

SOUTO, Emanuel, VASCONCELOS, Simão D. Conteúdo entomológico nos livros didáticos de ciências: contribuições da avaliação oficial de materiais didáticos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SOUZA, S. Cassiani. Por que (não) utilizar textos originais dos cientistas? In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 221-4.

TERRAZZAN, Eduardo A., AMORIM, M. A. Leivas, GIRALDI, Patrícia M. Análise de apresentações analógicas em coleções didáticas de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

TOLENTINO-NETO, Luiz C. Brant, BIZZO, Nélio M. V. A escolha do livro didático de ciências por professores do ensino fundamental de escolas públicas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

5. Recursos Didáticos no Ensino de Biologia: jogos, excursão, música, vídeo


CASTRO, Adriano M. Missões nutritivas – integrando os sistemas digestório e circulatório através de um jogo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 330-1.

CORREIA, Adriana S. Cunha, CARVALHAL, Maria Ligia C. “Viagando com o Sr. Mutans”: o jogo da cárie. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

CUNHA, Ana M.ária O. et al. BRINQMEN – um jogo que simula os cruzamentos de Mendel. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 335-7.

KRAETZIG, Stella M. M., AMORIM, Mary A. Leivas. O projeto “jogos didáticos no ensino de Biologia”: relato de uma etapa. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

MENDES, R. R. Lisboa et al. A regência em “introdução aos vertebrados”; proposta de um jogo interativo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 326-9.

MENDONÇA, Vivian Lavander, et al. Bioperfil: descobrindo a biodiversidade através de um jogo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

MIRANDA, Jean Carlos. A música como instrumento de ensino de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

PEREIRA, Marsilvio G. Produção de recursos didáticos para Educação Ambiental: uma experiência vivida na Prática de Ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SANTOS, Maria C. F. dos, PIMENTEL, Douglas S. O vídeo educativo e o ensino de atividades de campo no Parque Estadual de Desengano. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SANTOS, Silvia A. Martins. A excursão como recurso didático no ensino de Biologia e Educação Ambiental. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

SILVEIRA, R. V. Mendes et al. Finlay contra o mosquito da dengue: um jogo no combate à epidemia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 357-60.

SOUZA, P. Robson et al. Biomemória: produção artesanal do jogo da memória para o ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 322-5.

VASCONCELLOS, Maria M. N. Jogo: “unidos para construir um mundo melhor”. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 319-22.

VITIRITTI, Ana B. O jogo do bicho. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 331-4.

6. Pesquisa em Educação

ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de pesquisa , São Paulo, n. 77, p. 53-61, maio 1991.

ANDRÉ, Marli E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de pesquisa , São Paulo, n. 49, p. 51-54, maio 1984.

BICUDO, Maria A. V., ESPOSITO, Vitória H. C. Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1994. 233 p.

LUDKE, Menga. Como anda o debate sobre metodologias quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação. Cadernos de pesquisa , São Paulo, n. 64, p. 61-63, fev 1988.

LUDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Evolução da pesquisa em educação. In: LUDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. A pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: E.P.U., 1986.

LUDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. A pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: E.P.U., 1986.

7. Construção do Conhecimento, Ensino de Ciências e Cidadania

CARVALHO, A. Maria P. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 9-16, jul./set. 1992.

KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 3-8, jul./set. 1992.

LABURÚ, Carlos Eduardo. Construção de conhecimentos: tendências para o ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 23-28, jul./set. 1992.

MEIS, Leopoldo, FONSECA, Lucia. O ensino de ciência e cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 57-62, jul./set. 1992.

PIAN, Maria C. Dal. O ensino de ciência e cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 49-56, jul./set. 1992.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 17-22, jul./set. 1992.

SILVEIRA Eliane. A etnomatemática na escola dos sem-terra. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 16-17, ago. 1993.

TRIVELATO, Silvia. Uma experiência de ensino para a cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 70-73, jul./set. 1992.

VADIGA, Carlos. Etnometemática: uma nova abordagem sobre a construção do conhecimento revoluciona a aplicação das disciplinas na escola. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 10-15, ago. 1993.

8. Metodologia de Ensino

BRAGA, Magda Friche, MOREIRA, Moacir Alves. Metodologia de ensino: ciências físicas e biológicas. Belo Horizonte: Lê: Fundação Helena Antipoff, 1997. 72 p.

DELIZOICOV, Demétrio, ANGOTT, José André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. 205 p.

FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIENCIAS. Laboratório básico polivalente de ciências para o 1º grau: manual do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1983. 447 p.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Habra, 1983.

MATSUSHIMA, Kazue. Educação ambiental: guia do professor de 1º e 2º graus. São Paulo: CETESB, 1987. 285 p.

SONCINI, Maria Isabel, CASTILHO JÚNIOR, Miguel. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991. 179 p.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. 149 p.

WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 244 p.

9. O Cotidiano e a Memória da Prática Pedagógica

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).

BRANDÃO, Márcia Maria. Em busca da formação do outro: caminhos alternativos. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 71-82

BUENO, Belmira O. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 7-22

CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.

CATANI, Denice B. Práticas de formação e ofício docente. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 23-29

CATANI, Denice B., BUENO, Belmira O., SOUSA, Cynthia P. Os homens e o magistério: as vozes masculinas nas narrativas de formação. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 45-64

COULON, Alain. Etnometodologia e educação . Petrópolis: Vozes, 1995. 205 p.

CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.

GUIMARÃES, Daniela O. et al. Vida de professor: uma breve história do nosso tempo. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 97-117.

JESUS, Lúcia F. O. Autoformação: conhecendo a vida e o trabalho de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 101-110.

LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.

MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.

SOUSA, Cynthia P. Evocação na escola: relatos autobiográficos de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 31-44

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Professores: sujeitos na história e sujeitos da história. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 7-12

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 13-42

  1. Gerais
ANDERY, Maria Amália, et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1988. p. 378-401.

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim G. Multirreferencialidade nas ciências e na educação . São Carlos: Ed.UFSCar, 1998. p. 24- 41.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.

BAHIA. Departamento de ensino. Conteúdos programáticos para o ensino médio : formação geral / lei 7.044. Salvador: Departamento de ensino, 1993. 119 p.

BOMBASSARO, Luiz Carlos. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992. 144 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Salvador: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, s.d. 184 p.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

BOMBASSARO, Luiz Carlos. As fronteiras da epistemologia : como se produz o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992. 144 p.

BORBA, Sergio C. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: BARBOSA, Joaquim (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial . São Carlos: EdUFSCar, 1998. p.11-9.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino de aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Proto Alegre: Artmed, 2000. 182 p.

COSTA, Newton C. Afonso. O conhecimento científico . 2 ed. São Paulo: Discurso Editorial, 1999. 300 p.

COULON, Alain. Etnometodologia e educação . Petrópolis: Vozes, 1995. 205 p.

CRESPI, Franco, FORNARI, Fabrizio. Introdução à sociologia do conhecimento. Bauru, SP: EDUSC, 2000. 230 p.

CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.

CUNHA, Ana M.ária O. et al. BRINQMEN – um jogo que simula os cruzamentos de

LACEY, Hugh. Valores e atividades científicas . São Paulo: Discurso Editorial, 1998. 222 p.

LIMA, Celso Piedemonte. Evolução biológica: controvérsias. São Paulo: Ática, 1988. 92 p.

LIMA, Celso Piedemonte. Evolução humana . São Paulo: Ática, 1990. 95 p.

LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.

LUDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas . São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

MACEDO, Roberto Sidnei. Por uma epistemologia multirreferencial e complexa nos meios educacionais. In: BARBOSA, Joaquim (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial . São Carlos: EdUFSCar, 1998. p. 57-71.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação . Salvador: EdUFBA, 2000. 297 p.

MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.

MAIA, Eny, CARNEIRO, Moaci. A reforma do ensino médio em questão. São Paulo: Biruta, 2000. 131 p.

MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.

MORENO, Alvaro, FERNÁNDEZ, Julio. A vida artificial como projeto de criação de uma nova Biologia universal. In: EL-HANI, Charbel, VIDEIRA, Antonio A. P. (Orgs.). O que é vida? : para entender a Biologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 257-72.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Portugal: Europa-América, 1987. 230 p.

MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação : novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. 144 p.

POSEY, Darrell Addison. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Berta G. (Coord.). Suma etnológica brasileira . V.1 - Etnobiologia. 3 ed. Belém: Ed.UFPA, 1997a. p. 1-15.

SALZANO, Francisco M. Biologia, cultura e evolução . 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1993. 111 p.

SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. 275 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.

VIEYRA, Adalberto, SOUZA-BARROS, Fernando. Teorias da origem da vida no século XX. In: EL-HANI, Charbel, VIDEIRA, Antonio A. P. (Orgs.). O que é vida? : para entender a Biologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 71-101.