REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

n. 011 (jul. – dez. 2011), dez./2011 – Produção do Conhecimento e Divulgação Científica

Revista indexada em:

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx


Editora: Profª. Dra. Valdecí dos Santos (http://lattes.cnpq.br/9891044070786713)



O número 11 (jul. – dez. 2011), dez./2011 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – apresenta trabalhos que destacam singularidades da produção do conhecimento e divulgação científica no ensino de Ciências.


O artigo I (Inédito) - 2° ENCONTRO SOBRE DIVULGAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS (2° EDEC). A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL. (LABUTO, Geórgia; et al.) – é um artigo-memória do 2º Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências (EDEC), como tema central "A Divulgação Científica e o Ensino de Ciências para a Inserção Social", organizado em parceria por professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Campus Diadema), realizado na EACH/USP, de 08 a 10 de setembro de 2011. Palavras-chave: Educação Científica. Divulgação Científica. Inclusão Social. Formação de Professores. p. 3-18.

O artigo II (Inédito) - A ABORDAGEM METODOLÓGICA ESTUDO DO MEIO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DISCURSOS FORMATIVOS SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR (SANTOS, Valdeci dos) – apresenta discursos de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sobre a abordagem metodológica estudo do meio no currículo de formação de professores, e discursos de professores-biólogos que atuam na Educação Básica ministrando as disciplinas Ciências e/ou Biologia, sobre identidade profissional do professor. Palavras-chave: Identidade Profissional do Professor. Estudo do Meio. Abordagens Metodológicas. Discursos Formativos. p. 19-34.

O Encarte Especial – A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL (Inédito) – divulga resumos de 63 (sessenta e três) trabalhos apresentados no 2º ENCONTRO SOBRE DIVULGAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS, realizado em São Paulo – SP - Brasil, de 08 a 10 de setembro de 2011, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Diadema) e Universidade de São Paulo (EACH-USP Leste), agrupados em três subáreas do conhecimento: Divulgação Científica (DC), Experiências Reais Docentes (ERD) e Ensino de Ciências (EC).


São eles: DC01 - Espaço geofísica; DC02 - Ciência e sociedade: possíveis contribuições do ensino de ciências para a divulgação científica; DC03 - Mural g-biotec; DC04 - A cultura da ciência: um olhar antropológico para a divulgação científica em laboratórios de pesquisa; DC05 - Banca da ciência: o uso do robô hidráulico no ensino de ciência e tecnologia; DC06 - Banca da ciência: ensino de ondas através do gramofone; DC07 - Mercado editorial do livro didático de matemática: as editoras e os autores mais significativos de 1950 a 1978; DC08 - Interações e potencial de aprendizagem em espaços não-formais de ciências; DC09 - Atendimento ao público escolar na exposição água na oca; DC10 - Experimentando a ciência; DC11 - Diadema visita UNIFESP Diadema; DC12 - Projeto de acessibilidade da exposição água na oca; DC13 - Banca da ciência: despertando o gosto pela ciência da natureza através da divulgação científica; DC14 - A banca da ciência e a história da ciência: a lâmpada de arco do sr. Humphry Davy; DC15 - Comunicação científica: os mediadores e os museus de ciências; DC16 - Grupo de astronomia sputnik: uma proposta para divulgar e ensinar ciências; ERD01 - As dificuldades e facilidades na trajetória de inclusão sócio-educacional de pessoas com trauma raquimedular (trm) adquirido na fase adulta: uma revisão bibliográfica; ERD02 - Cenários de prática e avaliação entre pares na formação; ERD03 - Ciência e jornal em sala de aula; ERD04 - Contribuição de um projeto de extensão na promoção da cultura científica de alunos do ensino médio – relato de experiência; ERD05 - As questões ambientais e suas discussões através da resolução de problemas; ERD06 - Interpretação em libras e reescrita em português de reportagem em vídeo: um exemplo de sequência didática com alunos surdos do 2º ano do ciclo II; ERD07 - Estágio como vivencia dialógica de saberes; ERD08 - Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão em uma universidade pública; ERD09 - Da família para a escola: a importância da interdisciplinaridade aplicada ao cotidiano; ERD10 - A renovação da prática pedagógica no processo de construção do conhecimento científico: um relato de sala de aula; ERD11 - Sobre quantidade de movimento, leis de Newton e astronomia no ensino médio: relatos de sala de aula; ERD12 - Caleidoscópio: uma experiência para o ensino de física; ERD13 - A utilização de applets no ensino da física ministrada em cursos de engenharia; ERD14 - A utilização de mídias sociais na disseminação da ti verde: relato de experiência no ensino superior em Salvador - BA; ERD15 - Uma abordagem ambiental no ensino fundamental i: contribuições das geociências; EC01 - Vivenciando a biologia: o fluxo da informação gênica em oficinas práticas para crianças e jovens do ensino fundamental e médio; EC02 - Quando conhecer pouco é saber muito: a importância do saber local para o ensino de ciências; EC03 - Ciência móvel; EC04 - Práticas pedagógicas reflexivas no ensino de física e química, utilizando como estratégia a tecnologia; EC05 - Trem de ferro: poesia equidistante interligando física e literatura; EC06 - O uso interdisciplinar de softwares educacionais no ensino de ciências naturais; EC07 - Formação do professor de física para o ensino de astronomia: algumas possibilidades e reflexões; EC08 - Apresentação de um fragmento metodológico para estudo de situações discursivas de professores de ciências em contextos de grupo focal; EC09 - Conversando sobre aids, relações de gênero e sexualidade na escola; EC010 - Literatura, leitura e aprendizagem em ciências: a função das orelhas dos animais a partir de histórias infantis; EC11 - Educação sexual ou educação científica: o que é a transversalidade no currículo escolar?; EC12 - Coleções biológicas no ensino de ciências; EC13 - Perfil identitário docente e formação inicial de professores de física: o que dizem as diretrizes curriculares nacionais?; EC14 - Uma proposta de aula ilustrativa de cinética química no ensino médio; EC15 - O processo ensino/aprendizagem da química nas escolas do ensino médio de Crateús/CE; EC16 - O ensino de ciências nas escolas fundamentais de Crateús/CE; EC17 - Atividades lúdicas no ensino de astronomia em um contexto sócio-histórico; EC18 - Produção de ferramenta para aperfeiçoar o processo de mudança conceitual entre alunos do ensino fundamental; EC19 - O zoológico como um espaço de educação não-formal: uma análise qualitativa sobre os conceitos de educação ambiental e meio ambiente; EC20 - Paródia: instrumento de ensino para conceitos fisiológicos referentes ao sistema sensorial; EC21 - Horta escolar na educação integral: a experiência de Diadema; EC22 - Os cinco sentidos humanos mediante o uso de jogos didáticos; EC23 - A utilização do jogo "viajando pelo universo" no ensino de ciências; EC24 - Mestrado profissional para formação de docentes: um locus de aprendizagem e (re)construção; EC25 - Cientistas do amanhã – ciências no ensino fundamental de escolas em áreas conflagradas do município do Rio de Janeiro; EC26 - Construção de conceitos através da prática de ações reflexivas; EC27 - O estilo docente no aproveitamento escolar; EC28 - Didática multissensorial: algumas considerações; EC29 - Língua brasileira de sinais (libras): o ensino de ciências aos alunos com surdez; EC30 - Reciclagem em união: educação ambiental e reciclagem de materiais pós-consumo; EC31 - Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: um diálogo para o ensino de ciências; EC32 - A relação conhecimento prévio e círculo hermenêutico-dialético: perspectivas iniciais sobre o conceito de meio ambiente.