Sou Valdeci dos Santos, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2008); mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2003); especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (1997); licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (1990); auxiliar de Enfermagem pelo Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC) (1979); professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) desde 1996; autora do macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas (1996-atual); líder do Grupo de Pesquisa Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas (2009-atual) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1879120229140055.

A tessitura formativa dos matizes da minha vida pessoal-acadêmico-profissional ancora-se nos vértices epistêmicos da hetero-formação (aprender com o Outro), da ecoformação (aprendendo com as instituições) e da autoformação (aprendendo comigo mesma).

No exercício docente, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus II/Alagoinhas, desde 1996, atuei/atuo nos cursos de Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia e Licenciatura em Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas e/ou componentes curriculares: Animais Peçonhentos – BI0062 (2013.1 e 2013.2), Bioética – BI0031 (2009.1), Estágio de Biologia – EDC960 (2002.1, 2002.2, 2003.1, 2003.2 e 2004.1), Estágio Supervisionado (Projeto Escola Família Agrícola - 2003.2), Estágio Supervisionado II – EDC008 (2009.2, 2012.1 e 2013.1), Metodologia do Ensino de Biologia – EDC958 (2002.1, 2003.1 e 2004.1), Metodologia e Prática de Ensino de Biologia – EDC058 (1996.1, 1996.2, 1997.1, 1997.2, 1998.1 e 1998.2), Oficina Pedagógica – EDC94P (projeto Escola Família Agrícola - 2003.2), Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II – ED0072 (2010.1, 2010.2, 2011.2, 2012.2 e 2013.2), Prática Pedagógica em Biologia – BI0059 (2013.1), Prática Pedagógica II – ED0054 (2008.2), Prática Pedagógica IV – ED0061 (2008.2, 2010.1 e 2010.2) e, Monografia – EDC009 (2015.1).

O Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas (1996-atual), foi concebido como locus de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sendo forjado no bojo de relações intersubjetivas pessoal-acadêmico-profissionais, singularmente, marcadas por tensões e conflitos, expressando assim, o meu movimento de construção/(des)construção/(re)construção diante das insurgências, opacidades e demandas suscitadas ao longo do meu exercício profissional como professora-bióloga e da minha singularidade de sujeito objetivo-subjetivo no movimento formativo do existir bio-psico-sócio-econômico-político-culturais.

Os matizes epistêmicos do Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas, dentre outros, contempla:

Primeiro, as experiências com a temática do duplo vida-morte (SANTOS, 2008a), na área da Saúde, como Auxiliar de Enfermagem, e na área da Educação, como professora-bióloga, onde percebi a zona epistemológica que circunscreve a aprendizagem com os fenômenos biológicos vida e morte, expressa no circuito epistêmico objetivo-subjetivo nucleado pela cisão do duplo vida-morte inscrita no silêncio ruidoso sobre a morte;

Segundo, os estágios na área de Animais Peçonhentos (aranhas e escorpiões) no Laboratório de Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Laboratório de Animais Peçonhentos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Seção de Artrópodos Peçonhentos do Instituto Butantan;

Terceiro, as experiências e aprendizados da docência na Educação Básica - Ensino Fundamental (1ª à 8ª série), 2º Grau/Ensino Médio e Educação Infantil (Pré-Escola) - e na Educação Superior.

Quarto, os cursos complementares na área do conhecimento Educação, Ciências Humanas e Ciências Biológicas, dentre tantos: A produção cultural do currículo na área das ciências biológicas; Uma visão de educação: o homem, o ambiente e a sua consciência; História oral e educação: uma encruzilhada de saberes na construção da pesquisa; Origem, aspectos e dimensões do conhecimento; Oficina: formação multicultural do professor - música, teatro e vídeo; Representação geométrica dos divisores de um número, fração (conceito, equivalência e operação); O livro paradidático em matemática como recurso metodológico; Métodos de observação e registro de comportamento; Fundamentos da bioética para a etnobiologia; Objetos como expressão de cultura: a contribuição da etnologia de museu para uma teoria moderna; História oral e a trama sensível da subjetividade; Antropologia do corpo e da saúde; Palavras e corpos – na segunda clínica de Lacan; Etnobotânica; Etnozoologia; Etnofarmacologia; O homem e os animais: uma introdução à etnozoologia; A eternidade contra-ataca a morte; Etnobiologia e ciência do futuro dos povos indígenas; História do pensamento evolutivo; Produção de medicamentos fitoterápicos; Insetos sociais; Origem e evolução das plantas cultivadas; Evolução humana: últimas descobertas; Serpentes brasileiras; Educação ambiental; Reciclagem do lixo orgânico: compostagem; Tópicos de taxonomia vegetal; Manejo e administração de áreas silvestres; Fisiologia respiratória dos peixes; Tópicos especiais em venenos animais; A evolução na escala zoológica; Noções básicas sobre a classe chondrichthyes: tubarões, raias e quimeras; Informações básicas em animais peçonhentos; Anatomia das espécies arbóreas de manguezais; Ecologia do homem nordestino; Atualização em farmacologia clínica; Introdução à primatologia; Plantas medicinais; Virologia de plantas; Animais peçonhentos; Biologia floral e sistema reprodutivo; Introdução à técnica de levantamento florístico; Citogenética de vertebrados; Fisiologia pós-colheita.

Quinto, os eventos acadêmico-científicos na área do conhecimento Educação, Ciências Humanas e Ciências Biológicas; dentre tantos: 7º Colóquio de História da Educação na Bahia; 2º Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares; 1º Encontro Nacional de Ensino de Biologia / 3º Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES; 1º Café Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Educação; 1º Seminário Interno de Pesquisa em Educação; 8º Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia” - EPEB; 7º EPEB / 1º Simpósio Latino-Americano da Internationational Organization for Science and Technology Education; Seminário “Política de Publicação Científica em Educação no Brasil Hoje”; Seminário “Fontes Primárias na Investigação Educacional”; Seminário “Faculdades de Educação: Realizações e Desafios”; Conferência “Psicologia e Imaginário na Organização Escolar”; 1º Seminário do Núcleo de Investigação de Prática de Ensino; 3ª Semana de Educação e Cultura; 9º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE; Conferência “Um Olhar Construtivista em Avaliação”; Encontro “O Educador Como Artista”; 1º Seminário de Formação do Professor / 3º Encontro de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UEFS; 1ª Jornada Pedagógica do Centro Educacional Biosfera; 1ª Semana de Educação da Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas; 4º Encontro Baiano de Educação Construtivista: Numa Perspectiva de Gênero; 5º Congresso dos Trabalhadores em Educação; Encontro dos Professores de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da UNEB; 1º Seminário de Formação do Professor; Workshop: "Ensinando a Ler e a Escrever Numa Perspectiva Construtivista"; 1º Encontro Baiano de Educação Construtivista; 7º Encontro de Professores de Estagio Supervisionado da UNEB; 1º Seminário de Educação Pré-Escolar; 3º Encontro de Professores de Ciências e Matemática de Feira de Santana; 1º Seminário de Extensão da UEFS; 2º Encontro Regional de Professores de Ciências e Matemática da Região de Feira de Santana; 3º Congresso Brasileiro de Tanatologia e Bioética; 5º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia; Seminário “Estudos Culturais, Etnografia e Recepção”; 1º Congresso Brasileiro de Etnomatemática; 5º Encontro Nacional de História Oral; 2º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia; Seminário Interdisciplinar “O Mal-Estar no Fim do Século XX”; 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; 4ª Reunião Especial da SBPC; 40ª Reunião Anual da SBPC; 5ª Reunião Regional da SBPC; 4º Encontro de Biologia da UEFS; 1º Encontro Nordestino de Biologia; 2ª Semana Temática da Biologia; 50º Congresso Nacional da Sociedade Botânica do Brasil - SBB; 12º Encontro Nordestino de Zoologia; 3º Encontro de Genética do Nordeste; 48º Congresso Nacional da SBB; 3º Encontro Brasileiro de Herpetólogos; 18º Congresso Brasileiro de Zoologia - CBZ; 12º Encontro Regional de Botânicos - ERBOT; 17º CBZ; 11º Encontro Regional de Botânicos; Seminário de Plantas Medicinais; 10º ERBOT; Semana de Prevenção; 2º Congresso Nordestino de Ecologia; 39º Congresso Nacional da SBB; 14º CBZ; 38º Congresso Nacional da SBB; 8º ERBOT; 7º Encontro Nacional de Estudantes de Biologia; 13º CBZ; 37º Congresso Nacional da SBB.

E, sexto, o movimento da minha produção científica (SANTOS, 2015a, 2015b, 2012a, 2012b, 2011, 2010a, 2010b, 2009, 2008a, 2008b, 2008c, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e, 2006a, 2006b, 2006c, 2006d, 2005a, 2005b, 2005c, 2005d, 2005e, 2005f, 2005g, 2004a, 2004b, 2004c, 2004d, 2004e, 2003a, 2003b, 2003c, 2000a, 2000b, 1999, 1998a, 1998b, 1997a, 1997b, 1992a, 1992b, 1991a, 1991b, 1991c, 1990a, 1990b; SANTOS; ALMEIDA, 2005; SANTOS; MARQUES, 2001, 1998; SANTOS; MRECH, 2002; SANTOS; PIRES; BARROS, 1988a, 1988b, 1988c; SANTOS; SANTOS, 1998; SANTOS; SANTOS; RAMOS, 2005; SANTOS; SANTOS; SANTOS, 1999a, 1999b, 1999c; SANTOS; SILVA, 2006a, 2006b).

A tessitura epistêmica do Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas contempla sete projetos: Projeto de Pesquisa Memória do Ensino de Biologia (1996-atual), Projeto de Implantação do Núcleo de Investigação de Prática de Ensino (NIPE) da Universidade do Estado da Bahia - Campus II (Alagoinhas) (1998), Projeto de Ensino e Extensão Bate-Papo Pedagógico e Biologia na Comunidade (2002-atual), Projeto de Pesquisa Saúde, Cultura e Ciência: Fronteiras e Interfaces de Saberes (2000-atual), Projeto de Criação e Manutenção de Ambiente Virtual - site http://www.valdeci.bio.br (2004-atual), Projeto de Editoria do Periódico Científico Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line (2005-atual), e, Projeto de Implantação e Certificação do Grupo de Pesquisa Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas (2009) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1879120229140055 - pela Universidade do Estado da Bahia, junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).