Sou Valdeci
dos Santos, doutora em Educação
pela Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN) (2008);
mestra em Educação pela
Universidade de São Paulo (USP)
(2003); especialista em
Metodologia do Ensino, Pesquisa
e Extensão em Educação pela
Universidade do Estado da Bahia
(UNEB) (1997); licenciada em
Ciências com Habilitação em
Biologia pela Universidade
Estadual de Feira de Santana
(UEFS) (1990); auxiliar de
Enfermagem pelo Centro Integrado
de Educação Assis Chateaubriand
(CIEAC) (1979); professora da
Universidade do Estado da Bahia
(UNEB) desde 1996; autora do
macroprojeto
Bio-Tanato-Educação: Interfaces
Formativas (1996-atual); líder
do Grupo de Pesquisa
Bio-Tanato-Educação: Interfaces
Formativas (2009-atual) -
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1879120229140055.
A tessitura formativa dos
matizes da minha vida
pessoal-acadêmico-profissional
ancora-se nos vértices
epistêmicos da hetero-formação
(aprender com o Outro), da
ecoformação (aprendendo com as
instituições) e da autoformação
(aprendendo comigo mesma).
No exercício docente, na
Universidade do Estado da Bahia
(UNEB) - Campus II/Alagoinhas,
desde 1996, atuei/atuo nos
cursos de Licenciatura Plena em
Ciências com Habilitação em
Biologia e Licenciatura em
Ciências Biológicas, ministrando
as disciplinas e/ou componentes
curriculares: Animais
Peçonhentos – BI0062 (2013.1 e
2013.2), Bioética – BI0031
(2009.1), Estágio de Biologia –
EDC960 (2002.1, 2002.2, 2003.1,
2003.2 e 2004.1), Estágio
Supervisionado (Projeto Escola
Família Agrícola - 2003.2),
Estágio Supervisionado II –
EDC008 (2009.2, 2012.1 e
2013.1), Metodologia do Ensino
de Biologia – EDC958 (2002.1,
2003.1 e 2004.1), Metodologia e
Prática de Ensino de Biologia –
EDC058 (1996.1, 1996.2, 1997.1,
1997.2, 1998.1 e 1998.2),
Oficina Pedagógica – EDC94P
(projeto Escola Família Agrícola
- 2003.2), Prática Pedagógica e
Estágio Supervisionado II –
ED0072 (2010.1, 2010.2, 2011.2,
2012.2 e 2013.2), Prática
Pedagógica em Biologia – BI0059
(2013.1), Prática Pedagógica II
– ED0054 (2008.2), Prática
Pedagógica IV – ED0061 (2008.2,
2010.1 e 2010.2) e, Monografia –
EDC009 (2015.1).
O Macroprojeto
Bio-Tanato-Educação: Interfaces
Formativas (1996-atual), foi
concebido como locus de
indissociabilidade entre ensino,
pesquisa e extensão. Sendo
forjado no bojo de relações
intersubjetivas
pessoal-acadêmico-profissionais,
singularmente, marcadas por
tensões e conflitos, expressando
assim, o meu movimento de
construção/(des)construção/(re)construção
diante das insurgências,
opacidades e demandas suscitadas
ao longo do meu exercício
profissional como
professora-bióloga e da minha
singularidade de sujeito
objetivo-subjetivo no movimento
formativo do existir
bio-psico-sócio-econômico-político-culturais.
Os matizes epistêmicos do
Macroprojeto
Bio-Tanato-Educação: Interfaces
Formativas, dentre outros,
contempla:
Primeiro, as experiências com a
temática do duplo vida-morte
(SANTOS, 2008a), na área da
Saúde, como Auxiliar de
Enfermagem, e na área da
Educação, como
professora-bióloga, onde percebi
a zona epistemológica que
circunscreve a aprendizagem com
os fenômenos biológicos vida e
morte, expressa no circuito
epistêmico objetivo-subjetivo
nucleado pela cisão do duplo
vida-morte inscrita no silêncio
ruidoso sobre a morte;
Segundo, os estágios na área de
Animais Peçonhentos (aranhas e
escorpiões) no Laboratório de
Animais Peçonhentos da
Universidade Federal da Bahia
(UFBA), no Laboratório de
Animais Peçonhentos da
Universidade Estadual de Feira
de Santana (UEFS) e na Seção de
Artrópodos Peçonhentos do
Instituto Butantan;
Terceiro, as experiências e
aprendizados da docência na
Educação Básica - Ensino
Fundamental (1ª à 8ª série), 2º
Grau/Ensino Médio e Educação
Infantil (Pré-Escola) - e na
Educação Superior.
Quarto, os cursos complementares
na área do conhecimento
Educação, Ciências Humanas e
Ciências Biológicas, dentre
tantos: A produção cultural do
currículo na área das ciências
biológicas; Uma visão de
educação: o homem, o ambiente e
a sua consciência; História oral
e educação: uma encruzilhada de
saberes na construção da
pesquisa; Origem, aspectos e
dimensões do conhecimento;
Oficina: formação multicultural
do professor - música, teatro e
vídeo; Representação geométrica
dos divisores de um número,
fração (conceito, equivalência e
operação); O livro paradidático
em matemática como recurso
metodológico; Métodos de
observação e registro de
comportamento; Fundamentos da
bioética para a etnobiologia;
Objetos como expressão de
cultura: a contribuição da
etnologia de museu para uma
teoria moderna; História oral e
a trama sensível da
subjetividade; Antropologia do
corpo e da saúde; Palavras e
corpos – na segunda clínica de
Lacan; Etnobotânica;
Etnozoologia; Etnofarmacologia;
O homem e os animais: uma
introdução à etnozoologia; A
eternidade contra-ataca a morte;
Etnobiologia e ciência do futuro
dos povos indígenas; História do
pensamento evolutivo; Produção
de medicamentos fitoterápicos;
Insetos sociais; Origem e
evolução das plantas cultivadas;
Evolução humana: últimas
descobertas; Serpentes
brasileiras; Educação ambiental;
Reciclagem do lixo orgânico:
compostagem; Tópicos de
taxonomia vegetal; Manejo e
administração de áreas
silvestres; Fisiologia
respiratória dos peixes; Tópicos
especiais em venenos animais; A
evolução na escala zoológica;
Noções básicas sobre a classe
chondrichthyes: tubarões, raias
e quimeras; Informações básicas
em animais peçonhentos; Anatomia
das espécies arbóreas de
manguezais; Ecologia do homem
nordestino; Atualização em
farmacologia clínica; Introdução
à primatologia; Plantas
medicinais; Virologia de
plantas; Animais peçonhentos;
Biologia floral e sistema
reprodutivo; Introdução à
técnica de levantamento
florístico; Citogenética de
vertebrados; Fisiologia
pós-colheita.
Quinto, os eventos
acadêmico-científicos na área do
conhecimento Educação, Ciências
Humanas e Ciências Biológicas;
dentre tantos: 7º Colóquio de
História da Educação na Bahia;
2º Colóquio Internacional de
Políticas e Práticas
Curriculares; 1º Encontro
Nacional de Ensino de Biologia /
3º Encontro Regional de Ensino
de Biologia da Regional RJ/ES;
1º Café Pedagógico do Programa
de Pós-Graduação em Educação; 1º
Seminário Interno de Pesquisa em
Educação; 8º Encontro
“Perspectivas do Ensino de
Biologia” - EPEB; 7º EPEB / 1º
Simpósio Latino-Americano da
Internationational Organization
for Science and Technology
Education; Seminário “Política
de Publicação Científica em
Educação no Brasil Hoje”;
Seminário “Fontes Primárias na
Investigação Educacional”;
Seminário “Faculdades de
Educação: Realizações e
Desafios”; Conferência
“Psicologia e Imaginário na
Organização Escolar”; 1º
Seminário do Núcleo de
Investigação de Prática de
Ensino; 3ª Semana de Educação e
Cultura; 9º Encontro Nacional de
Didática e Prática de Ensino –
ENDIPE; Conferência “Um Olhar
Construtivista em Avaliação”;
Encontro “O Educador Como
Artista”; 1º Seminário de
Formação do Professor / 3º
Encontro de Estágio
Supervisionado das Licenciaturas
da UEFS; 1ª Jornada Pedagógica
do Centro Educacional Biosfera;
1ª Semana de Educação da
Faculdade de Formação de
Professores de Alagoinhas; 4º
Encontro Baiano de Educação
Construtivista: Numa Perspectiva
de Gênero; 5º Congresso dos
Trabalhadores em Educação;
Encontro dos Professores de
Prática de Ensino e Estágio
Supervisionado da UNEB; 1º
Seminário de Formação do
Professor; Workshop: "Ensinando
a Ler e a Escrever Numa
Perspectiva Construtivista"; 1º
Encontro Baiano de Educação
Construtivista; 7º Encontro de
Professores de Estagio
Supervisionado da UNEB; 1º
Seminário de Educação
Pré-Escolar; 3º Encontro de
Professores de Ciências e
Matemática de Feira de Santana;
1º Seminário de Extensão da
UEFS; 2º Encontro Regional de
Professores de Ciências e
Matemática da Região de Feira de
Santana; 3º Congresso Brasileiro
de Tanatologia e Bioética; 5º
Simpósio Brasileiro de
Etnobiologia e Etnoecologia;
Seminário “Estudos Culturais,
Etnografia e Recepção”; 1º
Congresso Brasileiro de
Etnomatemática; 5º Encontro
Nacional de História Oral; 2º
Simpósio Brasileiro de
Etnobiologia e Etnoecologia;
Seminário Interdisciplinar “O
Mal-Estar no Fim do Século XX”;
51ª Reunião Anual da Sociedade
Brasileira para o Progresso da
Ciência - SBPC; 4ª Reunião
Especial da SBPC; 40ª Reunião
Anual da SBPC; 5ª Reunião
Regional da SBPC; 4º Encontro de
Biologia da UEFS; 1º Encontro
Nordestino de Biologia; 2ª
Semana Temática da Biologia; 50º
Congresso Nacional da Sociedade
Botânica do Brasil - SBB; 12º
Encontro Nordestino de Zoologia;
3º Encontro de Genética do
Nordeste; 48º Congresso Nacional
da SBB; 3º Encontro Brasileiro
de Herpetólogos; 18º Congresso
Brasileiro de Zoologia - CBZ;
12º Encontro Regional de
Botânicos - ERBOT; 17º CBZ; 11º
Encontro Regional de Botânicos;
Seminário de Plantas Medicinais;
10º ERBOT; Semana de Prevenção;
2º Congresso Nordestino de
Ecologia; 39º Congresso Nacional
da SBB; 14º CBZ; 38º Congresso
Nacional da SBB; 8º ERBOT; 7º
Encontro Nacional de Estudantes
de Biologia; 13º CBZ; 37º
Congresso Nacional da SBB.
E, sexto, o movimento da minha
produção científica (SANTOS,
2015a, 2015b, 2012a, 2012b,
2011, 2010a, 2010b, 2009, 2008a,
2008b, 2008c, 2007a, 2007b,
2007c, 2007d, 2007e, 2006a,
2006b, 2006c, 2006d, 2005a,
2005b, 2005c, 2005d, 2005e,
2005f, 2005g, 2004a, 2004b,
2004c, 2004d, 2004e, 2003a,
2003b, 2003c, 2000a, 2000b,
1999, 1998a, 1998b, 1997a,
1997b, 1992a, 1992b, 1991a,
1991b, 1991c, 1990a, 1990b;
SANTOS; ALMEIDA, 2005; SANTOS;
MARQUES, 2001, 1998; SANTOS;
MRECH, 2002; SANTOS; PIRES;
BARROS, 1988a, 1988b, 1988c;
SANTOS; SANTOS, 1998; SANTOS;
SANTOS; RAMOS, 2005; SANTOS;
SANTOS; SANTOS, 1999a, 1999b,
1999c; SANTOS; SILVA, 2006a,
2006b).
A tessitura epistêmica do
Macroprojeto
Bio-Tanato-Educação: Interfaces
Formativas contempla sete
projetos: Projeto de Pesquisa
Memória do Ensino de Biologia
(1996-atual), Projeto de
Implantação do Núcleo de
Investigação de Prática de
Ensino (NIPE) da Universidade do
Estado da Bahia - Campus II
(Alagoinhas) (1998), Projeto de
Ensino e Extensão Bate-Papo
Pedagógico e Biologia na
Comunidade (2002-atual), Projeto
de Pesquisa Saúde, Cultura e
Ciência: Fronteiras e Interfaces
de Saberes (2000-atual), Projeto
de Criação e Manutenção de
Ambiente Virtual - site
http://www.valdeci.bio.br
(2004-atual), Projeto de
Editoria do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional
(ISSN 1809-2705) – versão
on-line (2005-atual), e, Projeto
de Implantação e Certificação do
Grupo de Pesquisa
Bio-Tanato-Educação: Interfaces
Formativas (2009) -
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1879120229140055
- pela Universidade do Estado da
Bahia, junto ao Diretório dos
Grupos de Pesquisa no Brasil, do
Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq).