Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos.

Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos (Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas) - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713
http://www.valdeci.bio.br/revista.html

Revista indexada em:

 

NACIONAL

WEBQUALIS - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam - da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil), em nove (atualizado em 27/out./2013) subáreas do conhecimento (conforme tabela da CAPES/2012): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Geografia (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B3), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (B4), Linguística, Letras e Artes: Artes/Música (B5), Multidisciplinar: Ensino: Ensino de Ciências e Matemática (B2), Multidisciplinar: Biotecnologia (C).

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br


INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

 

n. 15 (jul. – dez. 2013), dez./2013 – Ensino


O artigo I (Inédito) TEORIAS DO CONHECIMENTO, PESQUISA EM EDUCAÇÃO E PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO: UMA REVISÃO DE LITERATURA (KNOWLEDGE’S THEORIES, EDUCATION RESEARCH AND PERSPECTIVES OF CURRICULUM: A REVIEW OF LITERATURE), de Martha Benevides da Costa e Pedro Rodolpho Jungers Abib, apresenta revisão de literatura que se debruça sobre as teorias do conhecimento e como, a partir de seus pressupostos, têm sido encaminhadas as pesquisas em Educação e pensados os currículos escolares. p. 3-26.


O artigo II (Inédito) A DINÂMICA DE COLABORAÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PESQUISADORES ACADÊMICOS: UM PROJETO PILOTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES (DYNAMICS OF THE COLLABORATION OF A GROUP OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION AND ACADEMIC RESEARCHERS: A PILOT PROJECT TO TRAIN TEACHERS AS RESEARCHERS), de María Elena Infante-Malachias, Ana Maria Yoshitake e Marcela Fejes, relata a experiência de criação de um projeto piloto de formação de professores pesquisadores desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Divulgação (NED) do Cepema (Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente) da Universidade de São Paulo, sediado em Cubatão. p. 27-47.


O artigo III (Inédito) EDUCAÇÃO MUSICAL COMO PROJETO: 50 ANOS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA DE FEIRA DE SANTANA (MUSICAL EDUCATION AS PROJECT: 50 YEARS THE MUSIC SEMINARY OF FEIRA DE SANTANA), de Aldo José Morais Silva, discute como a sociedade de Feira de Santana - Bahia assumiu diferentes posicionamentos quanto à importância e a necessidade do ensino de música para o seu desenvolvimento. p. 48-76.


O artigo IV (Inédito) O GAME IN SITU E A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DO JOGAR: DESVENDANDO SEU POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO (THE GAME IN SITU LEARNING AND EXPERIENTIAL PLAY: UNWEAVING POTENTIAL DIDACTIC-PEDAGOGIC), de Cláudia Regina Teixeira de Souza, Marcos da Costa Silva e Lynn Rosalina Gama Alves, apresenta os resultados de pesquisa com o game In situ, realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujos objetivos foram: analisar os potenciais aspectos didático-pedagógicos do jogo, durante a segunda etapa do Beta Test, bem como conhecer os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais presentes em tal jogo e que poderiam ser explorados em sala de aula. p. 77-95.


O artigo V (Inédito) LÍNGUA-CULTURA: TEORIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS (LANGUAGE-CULTURE: THEORIES AND IMPLICATIONS FOR THE LANGUAGE TEACHING), de Bárbara Caroline de Oliveira, Marcelo Sousa Santos e Romar Souza Dias, aborda a questão de língua-cultura e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de línguas na contemporaneidade. p. 96-109.



O artigo VI (Inédito) FUNÇÕES & GRAPHMAT: UMA POSSIBILIDADE DE DINAMIZAR AS AULAS DE MATEMÁTICA E FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DO USO DO COMPUTADOR (FEATURES & GRAPHMAT: A CHANCE OF ADVANCING THE CLASSES OF MATHEMATICS AND PROMOTING THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE FROM THE USE OF COMPUTER), de Marta Burda Schastai e Sani de Carvalho Rutz da Silva, discorre sobre o uso do computador nas aulas de Matemática e relata uma experiência que relaciona o conteúdo de funções e o uso do software Graphmat demonstrando que, no Ensino de Matemática, pode-se proporcionar um sistema interativo com perguntas que levam o aluno a sentir-se parte do processo de (re)construção do conhecimento. p. 110-128.


O artigo VII (Inédito) A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO SOCIAL NA ORDEM DO DIA: ENTRE CONFLITOS E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS (NO FORMAL EDUCATION AND EDUCATION IN SOCIAL AGENDA: CONFLICTS BETWEEN EDUCATION AND POSSIBILITIES), de Antonio Pereira, analisa as relações e contradições entre a educação não formal e a educação social a partir das teses que ora negam, ora afirmam a existência de cada um desses campos educativos. p. 129-148.


O artigo VIII (Inédito) EI, ALUNO DO 6º ANO: PARA VOCÊ, O QUE É MEIO AMBIENTE? (DEAR SIXTH-GRADER: WHAT’S THE MEANING OF ENVIRONMENT?), de Bianca Della Líbera e Claudia Jurberg, procura conhecer as representações de meio ambiente trazidas por alunos que ingressam no 6º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro, através da análise de desenhos que respondia à pergunta “Para você, o que é meio ambiente?” p. 149-170.


O artigo IX (Inédito) ESTUDOS COMPARATIVOS EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE DISCURSO EM FOUCAULT (COMPARATIVE STUDIES IN EDUCATION: ANALYSIS OF DISCOURSE IN FOUCAULT), de Maria Neide Sobral, apresenta algumas interfaces investigativas de uso das ideias de Foucault na pesquisa em educação, no âmbito dos estudos comparados a partir da análise de discurso. p. 171-184.


O artigo X (Inédito) NARRATIVAS DE FORMAÇÃO COMO ATO DE REINVENTAR-SE: REVELAÇÕES EM PROJETOS DE EXTENSÃO, UPE - GARANHUNS – BRASIL (FORMATION NARRATIVES AS AN ACT OF SELF-REINVENTION: REVELATIONS IN EXTENSION PROJECTS, UPE-GARANHUNS – BRAZIL), de Nayane Monteiro da Silva e Vera Lúcia Chalegre de Freitas, mostra narrativas de formação em vivências/experiências em oficinas, projeto de extensão. p. 185-201.


O artigo XI (Inédito) REPENSAR O ENSINO DE ARTES VISUAIS: POTENCIAS CONCEITUAIS DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO MENOR (RETHINK THE VISUAL ARTS TEACHING: CONCEPTUAL POWERS OF THE MINOR EDUCATIONS’S CONCEPTION), de Daniela da Cruz Schneider, apresenta o conceito de educação menor, apontando potências conceituais para se repensar o ensino de artes visuais. p. 202-220.


O artigo XII (Inédito) A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: A RELAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO COM A INTERNET (INTEGRATION BETWEEN UNIVERSITY AND HIGH SCHOOL: HOW TEACHERS RELATE TO INTERNET), de Carla Terci, Elizabeth Tunes, Roberto Ribeiro da Silva e Roberto dos Santos Bartholo Júnior, descreve, em linhas gerais, o tipo de relação que professores do ensino médio, no Brasil, estabelecem com um site na Internet, projetado para a discussão de assuntos relacionados ao ensino de Química. p. 221-235.


O artigo XIII (Inédito) EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DIÁLOGO COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA (RURAL EDUCATION: A DIALOGUE WITH THE PEDAGOGIC PROPOSAL OF THE PROGRAM ESCOLA ATIVA), de Débora Maria do Nascimento e Jhonnys Ferreira do Nascimento, apreende os princípios curriculares que alicerçam uma das propostas educativas voltadas para o campo: o Programa Escola Ativa e analisa a materialização da proposta na realidade do município de São Miguel, localizado no Alto-Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. p. 236-251.


O artigo XIV (Inédito) OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM ITAPETINGA – BA (OBSTACLES FACED BY TEACHERS OF SECONDARY EDUCATION IN THE APPROACH of the EVOLUTION OF BIOLOGICAL IN itapetinga – BA), de Tallita de Oliveira Rocha, Elisa Susilene Lisboa dos Santos, Obertal da Silva Almeida e Carlos Bernard M. Cerqueira-Silva, investiga os possíveis obstáculos enfrentados pelos professores de Biologia do ensino médio, do município de Itapetinga – BA, durante a abordagem sobre evolução biológica. p. 252-267.


O artigo XV (Inédito) SE EU RECICLAR POSSO CONSUMIR? (IF I RECYCLE, CAN I CONSUME?), de Mônica Ismerim Barreto, discute a pedagogia dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) apresenta uma hierarquia, na qual se coloca como prioritário o item que causa menos dano ao ambiente: Reduzir o Consumo. p. 268-286.


O artigo XVI (Inédito) O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES NO ÂMBITO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL (SCHOLARSHIP PROGRAM FOR INITIAL TEACHER - PIBID: CONTRIBUTIONS AND LIMITATIONS IN COURSE OF TRAINING TEACHER), de Maria Rosileide Bezerra de Carvalho, contribui para a avaliação do PIBID no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II. p. 287-302.



Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO


O Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO inaugurado no n. 11 (jul. – dez. 2011, dez./2011) objetivando publicar através de encartes e dossiês, memória de eventos científicos, neste número - n. 15 (jul. – dez. 2013) -, NÃO será publicado.