Macroprojeto Bio-Tanato-Educação:
Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico Revista
Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos
http://www.valdeci.bio.br/revista.html
Revista indexada em:
NACIONAL
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior – CAPES / Ministério de Educação (Brasil) - Qualis 2013 (atualizado em 27/set./2015): Ciências Biológicas:
Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4),
Ciências Humanas: Psicologia (B4), Ciências Humanas: Educação (B4),
Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (C), Multidisciplinar: Ensino (B2) - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf
GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br
INTERNACIONAL
CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de
los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx
DIALNET
(Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es
GOOGLE SCHOLAR – http://scholar.google.com.br
IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e
Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx
LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para
Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx
REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias
Españolas) - http://www.rebiun.org
n. 19 (jul.
- dez. 2015), dez./2015 – Movimento Epistemológico
O artigo I (Inédito) - BISPO, Jaíra de Souza Gomes. A TRANSFERÊNCIA COMO UMA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
(The transfer as a youth participation form and adults in a math modeling
environment) - O estudo
apresenta discussão sobre Modelagem Matemática e Educação de Jovens e Adultos.
Objetiva compreender como a transferência pode contribuir para o envolvimento
dos alunos nas tarefas de modelagem. Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Educação. Jovens e Adultos. Transferência. Participação. p. 1-20.
O artigo II (Inédito) - CAMPOS, Luís da Silva; ARAÚJO, Mauro
Sérgio Teixeira de. ARTICULAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA COM O ENSINO DE
MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS (Articulation
of physics teaching with teaching mathematics through mathematical modeling and
experimental activities) - Objetiva investigar a viabilidade e as
contribuições educacionais da associação de duas abordagens pedagógicas: a
modelagem matemática e a experimentação em ensino de Física. Palavras-chave:
Modelagem matemática. Ensino de Física. Atividades experimentais. Laboratório
didático. Método científico. p. 21-52.
O artigo III (Inédito) - CIRNE, Adriana
Damasceno Pereira Pinto; COSTA, Ivaneide Alves Soares da. CONCEPÇÕES
ALTERNATIVAS SOBRE CONCEITOS DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (Alternative understandings of genetic
concepts in elementary education) – Objetiva identificar e analisar as
concepções alternativas de estudantes de ensino fundamental sobre conceitos de
genética – célula, cromossomos, genes, DNA e hereditariedade – em uma escola da
rede pública no município de Natal - RN, por meio de desenhos. Palavras-chave:
Concepções alternativas. Ensino de Ciências. Genética. Cromossomo. Célula. p. 53-79.
O artigo IV (Inédito) - COSTA, Edineide Cantuário; FEITOSA, Diane Mendes. A FORMAÇÃO
CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTEGRADA: RESSIGNIFICAÇÃO DE
TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES (Continued
majoring of integrated full-time period education teachers: new meaning to time
and space in schools) - traz uma discussão sobre as contribuições da
formação continuada dos profissionais, na perspectiva da Educação Integral,
desenvolvida na escola de tempo integral e que trabalha com o Programa Mais
Educação. Palavras chave: Educação Integral. Formação Continuada. Educação.
Escola. p. 80-97.
O artigo V (Inédito) - FERNANDES, Carolina dos Santos; SCHWERTL, Simone Leal; LEONEL, André
Ary. POTENCIAL DO USO DE BLOGUES NA FORMAÇÃO
INICIAL DE EDUCADORES DO CAMPO (The potential for the use of blogs in
the initial education course for field educators) – discute como o uso de
um blog coletivo pode contribuir na formação de futuros educadores de escolas
do Campo. Palavras-chave: Blogue. Aprendizagem colaborativa. Educação do Campo.
p. 98-118.
O artigo VI (Inédito)
- MARINHO, Mônica Benfica; ROCHA, Luiz Carlos. A FEIRA DA CIDADE DE ALAGOINHAS -
BAHIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LAZER (The stret market of the city of Alagoinhas
– Bahia and the challenges posed by training for environmental education and
leisure) - trata das condições ambientais da feira da cidade de Alagoinhas -
BA. Palavras-chave: Meio ambiente. Lazer. Educação. Feira.
Alagoinhas. p. 119-137.
O artigo VII (Inédito) - MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. TEMÁTICA
AMBIENTAL: MARCOS HISTÓRICOS, ENSINO E POSSIBILIDADES (Environmental themes: historical
landmarks, education and possibilities) - apresenta
uma revisão bibliográfica acerca da temática Educação Ambiental, um breve
histórico do seu surgimento, sua importância, desafios e possibilidades, como
uma forma de contribuir com a formação de cidadãos críticos, capazes de exercer
sua cidadania de acordo com suas realidades socioambientais, mudando o cenário
atual no qual nos encontramos. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino. Meio
Ambiente. p. 138-157.
O artigo VIII (Inédito)
- MOURA, Camila Hernandez de; TUNES, Elizabeth. A PESSOA
COM SÍNDROME DE ASPERGER E SEU AMBIENTE SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO (People with asperger syndrome and their
social environment of development) - examina a relação da pessoa com
Síndrome de Asperger e seu ambiente social de desenvolvimento, procurando-se
compreender como ela avalia sua própria situação social. Palavras-chave:
Síndrome de Asperger. Relação social. Escola. Ambiente social. Socialização. p. 158-189.
O artigo IX (Inédito) - NASCIMENTO, Carolina
Cavalcanti do. A INTEGRAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO:
UMA URGÊNCIA NOS PROCESSOS ANTROPOFORMATIVOS (The transdisciplinary integration in the university field: an urgency in anthropoformation processes)
- apresenta uma discussão sobre as contribuições e as limitações da atuação
universitária junto a processos de antropoformação transdisciplinar
através da metodologia da pesquisa-ação-formação. Palavras-chave:
Antropoformação transdisciplinar. Pesquisa-ação-formação.
Pesquisa-ensino-extensão. Universidade. p. 190-209.
O artigo
X (Inédito)
- OLIVEIRA, Ruth Carvalho de; FEITOSA, Diane Mendes. A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO
INTEGRAL: DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (Full-time period education teachers:
challenges to a meaningful learning) - trata da educação integral abordando
a aprendizagem significativa como desafio da prática do professor comprometido
com um projeto educacional libertador, que visualiza o aluno como um ser
integral, biológico-corporal, histórico e social. Palavras chave: Educação Integral. Prática Docente. Aprendizagem
Significativa. p. 210-228.
O artigo XI (Inédito)
- SANTOS, Adriana de Souza; COSTA, Ivaneide Alves Soares da. CONCEPÇÕES E
REPRESENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS POR LICENCIANDAS EM
PEDAGOGIA (Concepts and
representations of the cellular organizations of living beings for students in
pedagogy) - visa oferecer uma contribuição para superação das dificuldades
e melhoria do ensino de ciências, nas séries iniciais do ensino fundamental, a
partir da identificação das concepções das licenciandas de pedagogia sobre o
conceito de célula e aplicação de uma intervenção didática prática.
Palavras-chave: Formação docente. Ensino de Ciências. Concepções. Seres vivos.
Célula. p. 229-248.
O artigo XII (Inédito) - SILVA, Mauricio Ribeiro da; MOURA, Maria da Glória
Carvalho. INCLUSÃO DIGITAL COMO POLÍTICA
PÚBLICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (Digital inclusion as public
policy in teacher training in brazil) - versa sobre a formação de professores no Brasil, mais especificamente,
trata a inclusão digital como política pública, fator diferencial de
investimento na qualidade da Educação. Palavras-chave: Inclusão Digital.
Política Pública. Formação de Professores. Ensino. Prática Pedagógica. p. 249-266.
O artigo XIII (Inédito) - VILLELA, Carolina;
JURBERG, Claudia. MISSÃO SAÚDE: A SAGA DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES
EDUCACIONAIS DE FORMA LÚDICA PARA CRIANÇAS INTERNADAS (Health mission: the saga to transmit
educational information in playful way for hospitalized children) - retrata o processo de construção,
implementação e avaliação da série de jogos intitulada Missão Saúde – um
instrumento educativo lúdico para crianças internadas com a intenção de ser um
aliado na transmissão de informações sobre saúde relacionadas à realidade
hospitalar e, assim, contribuir para a adesão ao tratamento. Palavras-chave:
Jogo. Computador. Lúdico. Crianças. Unidades hospitalares. p. 267-286.
O artigo XIV (Inédito) - YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de
Oliveira. A CONSTITUIÇÃO
DE SI MESMO E DE OBJETOS ESCOLARES NA ONTOLOGIA HISTÓRIA DE PROFESSORES (The constitution of ourselves and
classroom objects in teachers’ historical ontology) - apresenta uma
reflexão sobre as práticas docentes, sob o viés da epistemologia ou
metaepistemologia de Ian Hacking (2009). Palavras-chave: Ontologia Histórica.
Constituição de si mesmo. Didática da Ciência. História do presente. p. 287-315.