Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas

Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos

 

http://www.valdeci.bio.br/revista.html

 

Revista indexada em:

 

NACIONAL

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / Ministério de Educação (Brasil) - Qualis 2013 (atualizado em 27/set./2015): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B4), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (C), Multidisciplinar: Ensino (B2) - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

 

INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias Españolas) - http://www.rebiun.org

 

 

n. 19 (jul. - dez. 2015), dez./2015 – Movimento Epistemológico

 

 

O artigo I (Inédito) - BISPO, Jaíra de Souza Gomes. A TRANSFERÊNCIA COMO UMA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA (The transfer as a youth participation form and adults in a math modeling environment) - O estudo apresenta discussão sobre Modelagem Matemática e Educação de Jovens e Adultos. Objetiva compreender como a transferência pode contribuir para o envolvimento dos alunos nas tarefas de modelagem. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação. Jovens e Adultos. Transferência. Participação. p. 1-20.

 

O artigo II (Inédito) - CAMPOS, Luís da Silva; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. ARTICULAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA COM O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS (Articulation of physics teaching with teaching mathematics through mathematical modeling and experimental activities) - Objetiva investigar a viabilidade e as contribuições educacionais da associação de duas abordagens pedagógicas: a modelagem matemática e a experimentação em ensino de Física. Palavras-chave: Modelagem matemática. Ensino de Física. Atividades experimentais. Laboratório didático. Método científico. p. 21-52.

 

O artigo III (Inédito) - CIRNE, Adriana Damasceno Pereira Pinto; COSTA, Ivaneide Alves Soares da. CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE CONCEITOS DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (Alternative understandings of genetic concepts in elementary education) – Objetiva identificar e analisar as concepções alternativas de estudantes de ensino fundamental sobre conceitos de genética – célula, cromossomos, genes, DNA e hereditariedade – em uma escola da rede pública no município de Natal - RN, por meio de desenhos. Palavras-chave: Concepções alternativas. Ensino de Ciências. Genética. Cromossomo. Célula.  p. 53-79.

 

O artigo IV (Inédito) - COSTA, Edineide Cantuário; FEITOSA, Diane Mendes. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTEGRADA: RESSIGNIFICAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES (Continued majoring of integrated full-time period education teachers: new meaning to time and space in schools) - traz uma discussão sobre as contribuições da formação continuada dos profissionais, na perspectiva da Educação Integral, desenvolvida na escola de tempo integral e que trabalha com o Programa Mais Educação. Palavras chave: Educação Integral. Formação Continuada. Educação. Escola. p. 80-97.

 

O artigo V (Inédito) - FERNANDES, Carolina dos Santos; SCHWERTL, Simone Leal; LEONEL, André Ary. POTENCIAL DO USO DE BLOGUES NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DO CAMPO (The potential for the use of blogs in the initial education course for field educators) – discute como o uso de um blog coletivo pode contribuir na formação de futuros educadores de escolas do Campo. Palavras-chave: Blogue. Aprendizagem colaborativa. Educação do Campo. p. 98-118.

 

O artigo VI (Inédito) - MARINHO, Mônica Benfica; ROCHA, Luiz Carlos. A FEIRA DA CIDADE DE ALAGOINHAS - BAHIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LAZER (The stret market of the city of Alagoinhas – Bahia and the challenges posed by training for environmental education and leisure) - trata das condições ambientais da feira da cidade de Alagoinhas - BA. Palavras-chave: Meio ambiente. Lazer. Educação. Feira. Alagoinhas. p. 119-137.

 

O artigo VII (Inédito) - MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. TEMÁTICA AMBIENTAL: MARCOS HISTÓRICOS, ENSINO E POSSIBILIDADES (Environmental themes: historical landmarks, education and possibilities) - apresenta uma revisão bibliográfica acerca da temática Educação Ambiental, um breve histórico do seu surgimento, sua importância, desafios e possibilidades, como uma forma de contribuir com a formação de cidadãos críticos, capazes de exercer sua cidadania de acordo com suas realidades socioambientais, mudando o cenário atual no qual nos encontramos. Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino. Meio Ambiente. p. 138-157.

 

O artigo VIII (Inédito) - MOURA, Camila Hernandez de; TUNES, Elizabeth. A PESSOA COM SÍNDROME DE ASPERGER E SEU AMBIENTE SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO (People with asperger syndrome and their social environment of development) - examina a relação da pessoa com Síndrome de Asperger e seu ambiente social de desenvolvimento, procurando-se compreender como ela avalia sua própria situação social. Palavras-chave: Síndrome de Asperger. Relação social. Escola. Ambiente social. Socialização. p. 158-189.

 

O artigo IX (Inédito) - NASCIMENTO, Carolina Cavalcanti do. A INTEGRAÇÃO TRANSDISCIPLINAR NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: UMA URGÊNCIA NOS PROCESSOS ANTROPOFORMATIVOS (The transdisciplinary integration in the university field: an urgency in anthropoformation processes) - apresenta uma discussão sobre as contribuições e as limitações da atuação universitária junto a processos de antropoformação transdisciplinar através da metodologia da pesquisa-ação-formação. Palavras-chave: Antropoformação transdisciplinar. Pesquisa-ação-formação. Pesquisa-ensino-extensão. Universidade. p. 190-209.

 

O artigo X (Inédito) - OLIVEIRA, Ruth Carvalho de; FEITOSA, Diane Mendes. A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (Full-time period education teachers: challenges to a meaningful learning) - trata da educação integral abordando a aprendizagem significativa como desafio da prática do professor comprometido com um projeto educacional libertador, que visualiza o aluno como um ser integral, biológico-corporal, histórico e social. Palavras chave: Educação Integral. Prática Docente. Aprendizagem Significativa. p. 210-228.

 

O artigo XI (Inédito) - SANTOS, Adriana de Souza; COSTA, Ivaneide Alves Soares da. CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS POR LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA (Concepts and representations of the cellular organizations of living beings for students in pedagogy) - visa oferecer uma contribuição para superação das dificuldades e melhoria do ensino de ciências, nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da identificação das concepções das licenciandas de pedagogia sobre o conceito de célula e aplicação de uma intervenção didática prática. Palavras-chave: Formação docente. Ensino de Ciências. Concepções. Seres vivos. Célula. p. 229-248.

 

O artigo XII (Inédito) - SILVA, Mauricio Ribeiro da; MOURA, Maria da Glória Carvalho. INCLUSÃO DIGITAL COMO POLÍTICA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (Digital inclusion as public policy in teacher training in brazil) - versa sobre a formação de professores no Brasil, mais especificamente, trata a inclusão digital como política pública, fator diferencial de investimento na qualidade da Educação. Palavras-chave: Inclusão Digital. Política Pública. Formação de Professores. Ensino. Prática Pedagógica. p. 249-266.

 

O artigo XIII (Inédito) - VILLELA, Carolina; JURBERG, Claudia. MISSÃO SAÚDE: A SAGA DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS DE FORMA LÚDICA PARA CRIANÇAS INTERNADAS (Health mission: the saga to transmit educational information in playful way for hospitalized children) - retrata o processo de construção, implementação e avaliação da série de jogos intitulada Missão Saúde – um instrumento educativo lúdico para crianças internadas com a intenção de ser um aliado na transmissão de informações sobre saúde relacionadas à realidade hospitalar e, assim, contribuir para a adesão ao tratamento. Palavras-chave: Jogo. Computador. Lúdico. Crianças. Unidades hospitalares. p. 267-286.

 

O artigo XIV (Inédito) - YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. A CONSTITUIÇÃO DE SI MESMO E DE OBJETOS ESCOLARES NA ONTOLOGIA HISTÓRIA DE PROFESSORES (The constitution of ourselves and classroom objects in teachers’ historical ontology) - apresenta uma reflexão sobre as práticas docentes, sob o viés da epistemologia ou metaepistemologia de Ian Hacking (2009). Palavras-chave: Ontologia Histórica. Constituição de si mesmo. Didática da Ciência. História do presente. p. 287-315.