Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas

Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos

 

http://www.valdeci.bio.br/revista.html

 

Revista indexada em:

 

NACIONAL

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / Ministério de Educação (Brasil) - Qualis 2013 (atualizado em 27/set./2015): Ciências Biológicas: Ciências Biológicas II (C), Ciências Humanas: História (B4), Ciências Humanas: Psicologia (B4), Ciências Humanas: Educação (B4), Linguística, Letras e Artes: Letras/Linguística (C), Multidisciplinar: Ensino (B2) - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

 

INTERNACIONAL

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

REBIUN (Red de Bibliotecas Universitarias Españolas) - http://www.rebiun.org

 

 

n. 20 (jan. - jun. 2016), jun./2016 – Pesquisas

 

 

O artigo I (Inédito) - SANTOS, Selma dos; et al. NOVAS DEMANDAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTÊVÃO – BAHIA - BRASIL – busca responder a seguinte indagação: Quais as demandas profissionais do docente egresso da Licenciatura Plena em Pedagogia para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Rede UEFS, do município de Santo Estêvão? Palavras-chave: Demandas de formação profissional. Mudanças tecnológicas. Licenciatura Plena em Pedagogia para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Santo Estêvão – Bahia - Brasil. p. 3-42.

 

O artigo II (Inédito) - REIS, Mônica Karina Santos; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. O LIVRO, ESSE SUPORTE CONTEMPORÂNEO DO CONHECIMENTO - apresenta uma discussão acerca da temática do possível desaparecimento do livro impresso e sua coexistência com os suportes de leitura em meio digital. Palavras-chave: Suportes informacionais. Livro impresso. E-book. Complementaridade. p. 43-66.

 

O artigo III (Inédito) - LEITÃO, Wanderleia Azevedo Medeiros; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: EM BUSCA DO FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO – apresenta resultados da pesquisa que investigou práticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como suporte dizeres de estudantes e o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura Integrada do IEMCI-UFPA, com vistas a contribuir com a prática docente, voltada para a inclusão escolar. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Dizeres de Estudantes. Formação Diferenciada. p. 67-100.

 

O artigo IV (Inédito) - CARDOSO, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; et al. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O EMPODERAMENTO DE MULHERES SURDAS NO TERRITÓRIO DO SISAL – apresenta pesquisa cuja temática central foi a questão da aquisição da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e as possíveis contribuições para o processo de empoderamento de mulheres surdas. Palavras-chave: Libras. Empoderamento. Mulheres surdas. Inclusão. p. 101-133.

 

O artigo V (Inédito) - SILVA, Nathália Vieira; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. EXPLORANDO RUAS QUE QUERO LADRILHAR: ENTRE A PAIXÃO E O RECEIO DE SER PROFESSOR – apresenta o percurso formativo da Nathália Vieira Silva no Estágio Curricular Supervisionado I, curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Palavras-chaves: Educação. Docência. Estágio. Professor. Formação Inicial. p. 134-161.