Revista indexada em:
NACIONAL
INTERNACIONAL
n. 21 (jul. - dez. 2016), dez./2016 – Educação em Movimento
O O artigo I
(Inédito) - LEONEL, André Ary; ROSA, Selma dos Santos; ROSA,
Valdir.
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES
DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CNMT – apresenta três práticas
pedagógicas (Hands-on-tec, Blogs e o Laifi) desenvolvidas e aplicadas em escolas
públicas de Educação Básica no estado de Santa Catarina. São elas:. p. 3-23.
O artigo II (Inédito) - FREITAS, Brucce Sanderson
Prado de; et al.
REPRESENTAÇÕES SOBRE CIENTISTAS ENTRE ESTUDANTES EM
FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA
E QUÍMICA – busca compreender a concepção dos alunos sobre aspectos
relacionados à Ciência. p. 24-51.
O artigo III (Inédito) - GIORDANO, Cássio Cristiano.
PROJETOS INTERDISCIPLINARES E LETRAMENTO ESTATÍSTICO –
apresenta resultados sobre letramento estatístico numa abordagem por meio de
projetos interdisciplinares, neste caso em particular, entre Língua Portuguesa e
Matemática. p. 52-87..
O artigo IV (Inédito) - SAIBERT, Cristine; FERNANDES,
Carolina dos Santos.
COMPREENSÕES DE DOCENTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
A RESPEITO DA TEMÁTICA DROGAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA –
analisa as compreensões de docentes de Química do Ensino Médio sobre a temática
das drogas, de modo a caracterizar como o olhar desses professores sobre o tema
pode contribuir para o entendimento e discussão do assunto nas escolas, bem como
identificar limites e possibilidades no tratamento do tema nas aulas de Química
da Educação Básica. p. 88-116.
O artigo V (Inédito) - CARNEIRO, Daise Oliveira;
JUNQUEIRA, Maria Elizangela Ramos.
A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO
ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE NO CONTEXTO DA CRECHE: UMA EXPERIÊNCIA BEM
SUCEDIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) DA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – descreve uma experiência pedagógica
realizada através de sequência didática no ensino de Educação ambiental e saúde
para crianças em uma creche pública do município de Serrinha - BA, inserida no
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade
do Estado da Bahia. p. 117-142.
O artigo VI (Inédito) – JUNQUEIRA, Maria Elizangela
Ramos; SILVA, Márcia Raimunda de Jesus Moreira da.
DEFICIÊNCIA VISUAL E
SEXUALIDADE: ROMPENDO PARADIGMAS COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
–apresenta um relato de experiência do programa PIBID, no Centro de Apoio
Pedagógico a Pessoas com Necessidade Educativas Especiais (CAPENE). p. 143-173.
O artigo VII (Inédito) – RIBEIRO, Rafael Abdala
Mendonça; SILVA, Roberto Ribeiro da.
ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA
ENFOCANDO EXPERIMENTOS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SISTEMAS CONCEITUAIS – o
trabalho se propõe a realizar uma abordagem dos conceitos da tabela periódica
como conceitos científicos. p. 174-204.
O artigo VIII (Inédito) – SANTOS, Daniela Batista;
MAGALHÃES, André Ricardo.
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES
SOBRE PRÁXIS DOCENTE E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. – apresenta uma
pesquisa qualitativa que reflete sobre a Teoria das Situações Didáticas (TSD)
como alternativa pedagógica para a construção de conhecimentos matemáticos e o
desenvolvimento autônomo do educando. p. 205-243.
O artigo IX (Inédito) – SANTOS, Adriana de Souza;
COSTA, Ivaneide Alves Soares da.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DIDÁTICO DE
ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PROPOSTA DE APOIO AO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
- apresenta os critérios de construção e validação de um Roteiro de Análise do
Potencial Didático de Espaços Não Formais de Ensino, o RAPDENFE. p. 244-277.
O artigo X (Inédito) – CHACHA; Adriana Batista Santos;
ARAÚJO, Valmir Henrique.
O GRUPO ENCANTARTE E A APLICABILIDADE DA LEI Nº
10.639/2003, NA ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA PEREIRA - apresenta uma
pesquisa realizada com os integrantes do grupo Encantarte e a Escola Municipal
Margarida Pereira, situada na cidade de Itabuna - Bahia, acerca das ações
desenvolvidas pelo grupo com relação à aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003. p.
278-302.
O artigo XI (Inédito) – FIAES, Juliana de Jesus;
SANTOS, Daniela Batista; MAGALHÃES, André Ricardo.
DIFICULDADES NA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: ANÁLISE E
PERSPECTIVAS - apresenta uma pesquisa qualitativa que objetivou
analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução de problemas com
equação polinomial do primeiro grau. p. 303-339.
O artigo XII (Inédito) – SILVA, Josilaine Santina da;
MASSAHUD, Regla Toujaguez La Rosa.
ESTUDO DO MEIO: UMA EXPERIÊNCIA DE
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TURMA DO 9º ANO EM ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ - AL
–apresenta o projeto Estudo do Meio desenvolvido com alunos do 9º ano em uma
escola pública de Maceió – AL, objetivando contribuir com a Educação Ambiental
no ensino formal da disciplina Geografia. p. 340-364.
O artigo XIII (Inédito) - BRAGA, Ângela Maria de
Araújo; et al.
DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA PARA O
CONSUMO HUMANO NA ZONA URBANA DE CIDADES DO SUDOESTE BAIANO: REFLEXÕES SOBRE A
SAÚDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - analisa a qualidade da água consumida pela
população do Sudoeste baiano, nas cidades de Guanambi e Caetité, higienização de
reservatórios e discussão sobre os resultados das pesquisas por membros da
população. p. 365-395.