I. EDC 058 - Metodologia e Prática de Ensino de Biologia
Programa de Disciplina
- 1988.1
Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências
Programa de Disciplina
Código
- EDC 058
Disciplina
- Metodologia e Prática de Ensino de Biologia
Ano
- 1988.1
Carga Horária
- T = 15
- Créditos = 01
- P = 30
- Créditos = 01
- E = 90
- Créditos = 02
- Créditos = 02
- Total = 135
- Créditos = 04
Professora Valdeci dos Santos
Ementa
Prática de ensino. Experiência de ensino em classe de Biologia no 2º grau. Análise crítica e alternativa desse processo, considerando-se estudos sobre a elaboração de estruturas conceituais e desenvolvimento dos processos cognitivos no ensino dessa disciplina no 2º grau.
Objetivos
- Enfocar as novas tecnologias educacionais
- Enfocar alguns dos elementos norteadores do ensino de Biologia contextualizado na escola pública brasileira
- Enfocar a importância e a viabilidade do planejamento didático no ensino de Biologia
- Evidenciar a relação entre conteúdos de Biologia e o desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes
- Discutir as técnicas de ensino e recursos didáticos utilizados no ensino de Biologia
- Discutir alguns aspectos da LDB 9.394/96
- Abordar os conceitos de multirreferencialidade, complexidade, subjetividade e obstáculos epistemológicos
- Discutir alguns aspectos referentes ao livro didático de Biologia
- Elaborar Projeto de Ensino em Biologia para o ensino médio
- Apresentar normas da ABNT para bibliografia
Conteúdo Programático
- Novas tecnologias educacionais
- Conceitos de multirreferencialidade, complexidade, subjetividade e obstáculos epistemológicos
- LDB 9.394/96
- História de vida
- O ensino de Biologia no contexto da escola pública brasileira
- Planejamento didático no ensino de Biologia
- Avaliação da aprendizagem: perspectivas construtivistas no ensino de Biologia
- Dificuldades e distúrbios da aprendizagem
- Técnicas de ensino e recursos didáticos utilizados no ensino de Biologia
- O livro didático de Biologia
- Projeto de Ensino em Biologia
- Bibliografia: ABNT
- Os conteúdos de Biologia e o desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes
Metodologia
- Atividades Teórico/Práticas:
- Seminários. Fichamento bibliográfico (textos). Elaboração de Projeto de ensino em Biologia. Produção de textos: história de vida, memória olfativa, estágio de observação. Experiência de ensino no ensino médio (LDB 9.394/96). Confecção de relatório do Estágio Supervisionado. Análise de filmes. Acróstico. Ambiência leitora. Peça Teatral.
- Modalidade de estágio:
- Regência em turma do ensino médio na disciplina Biologia.
Avaliação
- A avaliação será formativa: freqüência (assiduidade, pontualidade); participação nos seminários; fichamentos dos textos; produção de textos; estruturação do estágio; execução do estágio; elaboração do relatório sobre o estágio supervisionado; análise de filmes; confecção do projeto de ensino.construída no movimento dos quatros momentos.
Bibliografia
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