I. EDC 058 - Metodologia e Prática de Ensino de Biologia
Programa de Disciplina

  • 1988.1

Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências


Programa de Disciplina

Código

  • EDC 058

Disciplina

  • Metodologia e Prática de Ensino de Biologia

Ano

  • 1988.1

Carga Horária

  • T = 15
    • Créditos = 01
  • P = 30
    • Créditos = 01
  • E = 90
    • Créditos = 02
  • Total = 135
    • Créditos = 04

Professora Valdeci dos Santos

Ementa

Prática de ensino. Experiência de ensino em classe de Biologia no 2º grau. Análise crítica e alternativa desse processo, considerando-se estudos sobre a elaboração de estruturas conceituais e desenvolvimento dos processos cognitivos no ensino dessa disciplina no 2º grau.

Objetivos

  • Enfocar as novas tecnologias educacionais
  • Enfocar alguns dos elementos norteadores do ensino de Biologia contextualizado na escola pública brasileira
  • Enfocar a importância e a viabilidade do planejamento didático no ensino de Biologia
  • Evidenciar a relação entre conteúdos de Biologia e o desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes
  • Discutir as técnicas de ensino e recursos didáticos utilizados no ensino de Biologia
  • Discutir alguns aspectos da LDB 9.394/96
  • Abordar os conceitos de multirreferencialidade, complexidade, subjetividade e obstáculos epistemológicos
  • Discutir alguns aspectos referentes ao livro didático de Biologia
  • Elaborar Projeto de Ensino em Biologia para o ensino médio
  • Apresentar normas da ABNT para bibliografia

Conteúdo Programático

  • Novas tecnologias educacionais
  • Conceitos de multirreferencialidade, complexidade, subjetividade e obstáculos epistemológicos
  • LDB 9.394/96
  • História de vida
  • O ensino de Biologia no contexto da escola pública brasileira
  • Planejamento didático no ensino de Biologia
  • Avaliação da aprendizagem: perspectivas construtivistas no ensino de Biologia
  • Dificuldades e distúrbios da aprendizagem
  • Técnicas de ensino e recursos didáticos utilizados no ensino de Biologia
  • O livro didático de Biologia
  • Projeto de Ensino em Biologia
  • Bibliografia: ABNT
  • Os conteúdos de Biologia e o desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes

Metodologia

  • Atividades Teórico/Práticas:
  • Seminários. Fichamento bibliográfico (textos). Elaboração de Projeto de ensino em Biologia. Produção de textos: história de vida, memória olfativa, estágio de observação. Experiência de ensino no ensino médio (LDB 9.394/96). Confecção de relatório do Estágio Supervisionado. Análise de filmes. Acróstico. Ambiência leitora. Peça Teatral.
  • Modalidade de estágio:
  • Regência em turma do ensino médio na disciplina Biologia.

Avaliação

  • A avaliação será formativa: freqüência (assiduidade, pontualidade); participação nos seminários; fichamentos dos textos; produção de textos; estruturação do estágio; execução do estágio; elaboração do relatório sobre o estágio supervisionado; análise de filmes; confecção do projeto de ensino.construída no movimento dos quatros momentos.

Bibliografia


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