I. EDC 960 - Estágio de Biologia
Programa de Disciplina
- 2003.1
Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências
Programa de Disciplina
Código
- EDC 960
Disciplina
- Estágio de Biologia
Ano
- 2003.1
Carga Horária
- T = 00
- Créditos = 00
- Pré-requisitos
- BIO 196
- BIO 202
- EDC 958
- Pré-requisitos
- Créditos = 00
- P = 30
- Créditos = 01
- E = 90
- Créditos = 02
- Total = 120
- Créditos = 03
Professora Valdeci dos Santos
Ementa
Analisa crítica e prática docente à luz dos aspectos metodológicos, desenvolvimento dos conhecimentos específicos no ensino de Biologia do 2º grau, considerando os princípios psicopedagógicos em atividades de observação, co-participação e regência de classe.
Objetivos
- Analisar a prática docente considerando referenciais teóricos relativos à metodologia de ensino.
- Discutir conteúdos específicos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Abordar recursos didáticos que contribuem para a construção/(des)construção do processo ensino –aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Realizar Estágio Supervisionado, no Ensino Médio, considerando a análise crítica desse processo.
- Analisar algumas das tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de de Biologia no Ensino Médio.
- Planejar ações que possibilitem uma leitura crítica da prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Discutir sobre a construção do conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Discutir sobre a perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.
Conteúdo Programático
- Prática Docente: fundamentos teóricos
- Prática Docente e Formação de Professores
- Ensino de Biologia no Ensino Médio: limites e possibilidades
- O Processo Ensino –Aprendizagem no Ensino de Biologia no Ensino Médio
- Conteúdos específicos da Biologia no Ensino Médio: abordagem do núcleo que caracteriza a disciplina – Vida e Evolução
- Estágio Supervisionado: análise crítica e ação dialética
- Tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- O conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.
- Etnobiologia: um novo olhar sobre o conhecimento prévio (sistemas de crenças) circulante na sala de aula.
Metodologia
- A disciplina devido ao caráter específico constitui-se, metodologicamente, em quatro momentos articulados.
- Momento 1: Mesa-Redonda. O mesmo tem o objetivo de criar um espaço para discussão de conteúdos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia, sendo foco: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
- Momento 2: Construção da proposta de observação, co-participação e regência considerando a análise crítica da prática pedagógica professor de Biologia.
- Momento 3: Estágio Supervisionado.
- Momento 4: Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.
Avaliação
- A avaliação será construída no movimento dos quatros momentos, sendo referências:
- Mesa-Redonda
- Elaboração de Proposta Pedagógica para Estágio Supervisionado
- Estágio Supervisionado
- Produção de Textos articuladores
- Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.
Bibliografia
- Específicas
BRANDÃO, Márcia Maria. Em busca da formação do outro: caminhos alternativos. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 71-82
BUENO, Belmira O. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 7-22
CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.
CATANI, Denice B. Práticas de formação e ofício docente. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 23-30
CATANI, Denice B., BUENO, Belmira O., SOUSA, Cynthia P. Os homens e o magistério: as vozes masculinas nas narrativas de formação. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 45-64
CHAVES, Silvia Nogueira. Diários de aula: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
FREITAS, Denise et al. Interdisciplinaridade e formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 517-21.
GUIMARÃES, Daniela O. et al. Vida de professor: uma breve história do nosso tempo. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 97-117.
JESUS, Lúcia F. O. Autoformação: conhecendo a vida e o trabalho de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo : Escrituras, 1998. p. 101-118.
MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.
SOUSA, Cynthia P. Evocação na escola: relatos autobiográficos de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 31-44
SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Professores: sujeitos na história e sujeitos da história. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 7-12
SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 13-42
2. Estágio Supervisionado e Prática Docente
AGUIAR, Maria C. Antunes. O estágio, momento síntese do curso de licenciatura: a relação teoria-prática. Revista Tópicos Educacionais , Recife: Universidade Federal de Pernambuco, v. 5, n. 1/3, p. 75-86, 1987.BARZANO, Marco A. L. Buscando refletir a prática de ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 472-475.
BASTOS, Fernando. Prática de ensino de ciências e biologia: estágio de regência desenvolvido com base em programações de ensino produzidas por meio de trabalho coletivo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 460-464.
CARVALHO, A. Maria P. Memórias da prática de ensino. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 247-252, jul./dez. 1992.
CASTRO, Amélia Domingues. A memória do ensino de Didática e Prática de Ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 233-240, jul./dez. 1992.
CASTRO, E. Bertholine. Estágio supervisionado: uma busca de uma estratégia metodológica ativa. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 65-7.
CODENOTTI, Thais L. Uma experiência de ensino no Rio Grande do Sul. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 8, p. 49-58, 1985.
CORAZZA-NUNES, Maria J., MOREIRA, Ana Maria O. R. Estágio supervisionado em Biologia: uma integração às reais necessidades dos alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 427-430.
ELIAS, Marisa Del Cioppo. A busca do caminho da prática de ensino. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 22-?, 1988.
FRANZONI, Marisa et al. Estagio supervisionado: a contribuição do aluno na formação do futuro professor de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 366-70.
KRASILCHIK, Myriam. Um caso de estágio na preparação de professores de Biologia. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 12, n. ½, p. 291-294, jan./dez. 1986.
KRASILCHIK, Myriam. O professor de prática de ensino: um edificador de pontes. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 32-34, 1988.
MOREIRA, Ana Maria O. R., CORAZZA-NUNES, Maria J. Repensando o microensino na formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 445-8.
OLIVEIRA, M. Mariane, MAFFIA, A. Maria C. Concepções dos licenciandos sobre o ato de ensinar e aprender e seus desdobramentos em sala de aula. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 370-3.
PENTEADO, Heloisa Dupas. Professores de prática pensando a didática. In: Cadernos do CEDES , n. 21. São Paulo: Cortes, 1988. p. 6-12
PEREIRA, J. E. Diniz. Projetos didáticos de pesquisa na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 464-8.
SÁ, E. R. Andrade. Observações sobre práticas docentes na área de ciências biológicas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 395-9.
SILVEIRA, F. P. R. Assis. A prática de estagio supervisionado no curso de ciências biológicas e sua articulação com disciplinas afins. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 455-9.
3. Conhecimento, Educação, Ensino de Ciências e Cidadania
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LABURÚ, Carlos Eduardo. Construção de conhecimentos: tendências para o ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 23-28, jul./set. 1992.
MACHADO, Nilson J. Ensaios transversais: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras, 1997. 189 p.
MEIS, Leopoldo, FONSECA, Lucia. O ensino de ciência e cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 57-62, jul./set. 1992.
PIAN, Maria C. Dal. O ensino de ciência e cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 49-56, jul./set. 1992.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 17-22, jul./set. 1992.
SILVEIRA Eliane. A etnomatemática na escola dos sem-terra. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 16-17, ago. 1993.
TRIVELATO, Silvia. Uma experiência de ensino para a cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 70-73, jul./set. 1992.
VADIGA, Carlos. Etnometemática: uma nova abordagem sobre a construção do conhecimento revoluciona a aplicação das disciplinas na escola. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 10-15, ago. 1993.
4. Metodologia de Ensino
BRAGA, Magda Friche, MOREIRA, Moacir Alves. Metodologia de ensino: ciências físicas e biológicas. Belo Horizonte: Lê: Fundação Helena Antipoff, 1997. 72 p.
DELIZOICOV, Demétrio, ANGOTT, José André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. 205 p.
FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIENCIAS. Laboratório básico polivalente de ciências para o 1º grau: manual do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1983. 447 p.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Habra, 1983.
MATSUSHIMA, Kazue. Educação ambiental: guia do professor de 1º e 2º graus. São Paulo: CETESB, 1987. 285 p.
SONCINI, Maria Isabel, CASTILHO JÚNIOR, Miguel. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991. 179 p.
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WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 244 p.
- Gerais
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LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.
MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.
MAIA, Eny, CARNEIRO, Moaci. A reforma do ensino médio em questão. São Paulo: Biruta, 2000. 131 p.
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MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação : novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. 144 p.
NUNES, Clarice. Diretrizes curriculares nacionais: ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 152 p.
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