I. EDC 960 - Estágio de Biologia
Programa de Disciplina

  • 2003.1

Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências

Programa de Disciplina

Código

  • EDC 960

Disciplina

  • Estágio de Biologia

Ano

  • 2003.1

Carga Horária

  • T = 00
    • Créditos = 00
      • Pré-requisitos
        • BIO 196
        • BIO 202
        • EDC 958
  • P = 30
    • Créditos = 01
  • E = 90
    • Créditos = 02
  • Total = 120
    • Créditos = 03

Professora Valdeci dos Santos

Ementa

Analisa crítica e prática docente à luz dos aspectos metodológicos, desenvolvimento dos conhecimentos específicos no ensino de Biologia do 2º grau, considerando os princípios psicopedagógicos em atividades de observação, co-participação e regência de classe.

Objetivos

  • Analisar a prática docente considerando referenciais teóricos relativos à metodologia de ensino.
  • Discutir conteúdos específicos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Abordar recursos didáticos que contribuem para a construção/(des)construção do processo ensino –aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Realizar Estágio Supervisionado, no Ensino Médio, considerando a análise crítica desse processo.
  • Analisar algumas das tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de de Biologia no Ensino Médio.
  • Planejar ações que possibilitem uma leitura crítica da prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Discutir sobre a construção do conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Discutir sobre a perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.

Conteúdo Programático

  • Prática Docente: fundamentos teóricos
  • Prática Docente e Formação de Professores
  • Ensino de Biologia no Ensino Médio: limites e possibilidades
  • O Processo Ensino –Aprendizagem no Ensino de Biologia no Ensino Médio
  • Conteúdos específicos da Biologia no Ensino Médio: abordagem do núcleo que caracteriza a disciplina – Vida e Evolução
  • Estágio Supervisionado: análise crítica e ação dialética
  • Tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • O conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
  • Perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.
  • Etnobiologia: um novo olhar sobre o conhecimento prévio (sistemas de crenças) circulante na sala de aula.

Metodologia

  • A disciplina devido ao caráter específico constitui-se, metodologicamente, em quatro momentos articulados.
    • Momento 1: Mesa-Redonda. O mesmo tem o objetivo de criar um espaço para discussão de conteúdos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia, sendo foco: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
    • Momento 2: Construção da proposta de observação, co-participação e regência considerando a análise crítica da prática pedagógica professor de Biologia.
    • Momento 3: Estágio Supervisionado.
    • Momento 4: Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.

Avaliação

  • A avaliação será construída no movimento dos quatros momentos, sendo referências:
    • Mesa-Redonda
    • Elaboração de Proposta Pedagógica para Estágio Supervisionado
    • Estágio Supervisionado
    • Produção de Textos articuladores
    • Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.

Bibliografia

  1. Específicas


1. Formação de Professores

BRANDÃO, Márcia Maria. Em busca da formação do outro: caminhos alternativos. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 71-82

BUENO, Belmira O. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 7-22

CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.

CATANI, Denice B. Práticas de formação e ofício docente. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 23-30

CATANI, Denice B., BUENO, Belmira O., SOUSA, Cynthia P. Os homens e o magistério: as vozes masculinas nas narrativas de formação. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 45-64

CHAVES, Silvia Nogueira. Diários de aula: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.

FREITAS, Denise et al. Interdisciplinaridade e formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 517-21.

GUIMARÃES, Daniela O. et al. Vida de professor: uma breve história do nosso tempo. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 97-117.

JESUS, Lúcia F. O. Autoformação: conhecendo a vida e o trabalho de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo : Escrituras, 1998. p. 101-118.

MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.

SOUSA, Cynthia P. Evocação na escola: relatos autobiográficos de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 31-44

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Professores: sujeitos na história e sujeitos da história. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 7-12

SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 13-42

2. Estágio Supervisionado e Prática Docente

AGUIAR, Maria C. Antunes. O estágio, momento síntese do curso de licenciatura: a relação teoria-prática. Revista Tópicos Educacionais , Recife: Universidade Federal de Pernambuco, v. 5, n. 1/3, p. 75-86, 1987.

BARZANO, Marco A. L. Buscando refletir a prática de ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 472-475.

BASTOS, Fernando. Prática de ensino de ciências e biologia: estágio de regência desenvolvido com base em programações de ensino produzidas por meio de trabalho coletivo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 460-464.

CARVALHO, A. Maria P. Memórias da prática de ensino. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 247-252, jul./dez. 1992.

CASTRO, Amélia Domingues. A memória do ensino de Didática e Prática de Ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 233-240, jul./dez. 1992.

CASTRO, E. Bertholine. Estágio supervisionado: uma busca de uma estratégia metodológica ativa. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 65-7.

CODENOTTI, Thais L. Uma experiência de ensino no Rio Grande do Sul. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 8, p. 49-58, 1985.

CORAZZA-NUNES, Maria J., MOREIRA, Ana Maria O. R. Estágio supervisionado em Biologia: uma integração às reais necessidades dos alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 427-430.

ELIAS, Marisa Del Cioppo. A busca do caminho da prática de ensino. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 22-?, 1988.

FRANZONI, Marisa et al. Estagio supervisionado: a contribuição do aluno na formação do futuro professor de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 366-70.

KRASILCHIK, Myriam. Um caso de estágio na preparação de professores de Biologia. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 12, n. ½, p. 291-294, jan./dez. 1986.

KRASILCHIK, Myriam. O professor de prática de ensino: um edificador de pontes. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 32-34, 1988.

MOREIRA, Ana Maria O. R., CORAZZA-NUNES, Maria J. Repensando o microensino na formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 445-8.

OLIVEIRA, M. Mariane, MAFFIA, A. Maria C. Concepções dos licenciandos sobre o ato de ensinar e aprender e seus desdobramentos em sala de aula. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 370-3.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Professores de prática pensando a didática. In: Cadernos do CEDES , n. 21. São Paulo: Cortes, 1988. p. 6-12

PEREIRA, J. E. Diniz. Projetos didáticos de pesquisa na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 464-8.

SÁ, E. R. Andrade. Observações sobre práticas docentes na área de ciências biológicas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 395-9.

SILVEIRA, F. P. R. Assis. A prática de estagio supervisionado no curso de ciências biológicas e sua articulação com disciplinas afins. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 455-9.

3. Conhecimento, Educação, Ensino de Ciências e Cidadania

CARVALHO, A. Maria P. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 9-16, jul./set. 1992.

KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 3-8, jul./set. 1992.

LABURÚ, Carlos Eduardo. Construção de conhecimentos: tendências para o ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 23-28, jul./set. 1992.

MACHADO, Nilson J. Ensaios transversais: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras, 1997. 189 p.

MEIS, Leopoldo, FONSECA, Lucia. O ensino de ciência e cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 57-62, jul./set. 1992.

PIAN, Maria C. Dal. O ensino de ciência e cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 49-56, jul./set. 1992.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 17-22, jul./set. 1992.

SILVEIRA Eliane. A etnomatemática na escola dos sem-terra. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 16-17, ago. 1993.

TRIVELATO, Silvia. Uma experiência de ensino para a cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 70-73, jul./set. 1992.

VADIGA, Carlos. Etnometemática: uma nova abordagem sobre a construção do conhecimento revoluciona a aplicação das disciplinas na escola. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 10-15, ago. 1993.

4. Metodologia de Ensino

BRAGA, Magda Friche, MOREIRA, Moacir Alves. Metodologia de ensino: ciências físicas e biológicas. Belo Horizonte: Lê: Fundação Helena Antipoff, 1997. 72 p.

DELIZOICOV, Demétrio, ANGOTT, José André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. 205 p.

FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIENCIAS. Laboratório básico polivalente de ciências para o 1º grau: manual do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1983. 447 p.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Habra, 1983.

MATSUSHIMA, Kazue. Educação ambiental: guia do professor de 1º e 2º graus. São Paulo: CETESB, 1987. 285 p.

SONCINI, Maria Isabel, CASTILHO JÚNIOR, Miguel. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991. 179 p.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. 149 p.

WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 244 p.

  1. Gerais

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim G. Multirreferencialidade nas ciências e na educação . São Carlos: Ed.UFSCar, 1998. p. 24- 41.

BAHIA. Departamento de ensino. Conteúdos programáticos para o ensino médio : formação geral / lei 7.044. Salvador: Departamento de ensino, 1993. 119 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Salvador: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, s.d. 184 p.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino de aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Proto Alegre: Artmed, 2000. 182 p.

COULON, Alain. Etnometodologia e educação . Petrópolis: Vozes, 1995. 205 p.

CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição . Campinas: Papirus, 1999. 167 p.

LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.

MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.

MAIA, Eny, CARNEIRO, Moaci. A reforma do ensino médio em questão. São Paulo: Biruta, 2000. 131 p.

MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.

MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação : novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. 144 p.

NUNES, Clarice. Diretrizes curriculares nacionais: ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 152 p.

POSEY, Darrell Addison. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Berta G. (Coord.). Suma etnológica brasileira . V.1 - Etnobiologia. 3 ed. Belém: Ed.UFPA, 1997a. p. 1-15.

SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. 275 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.