I. EDC 960 - Estágio de Biologia
Programa de Disciplina
- 2004.1
Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências
Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia
Programa de Disciplina
Código
- EDC 960
Disciplina
- Estágio de Biologia
Ano
- 2004.1
Carga Horária
- T = 00
- Créditos = 00
- Pré-requisitos
- Conclusão do Curso
- Conclusão do Curso
- Pré-requisitos
- Créditos = 00
- P = 30
- Créditos = 01
- E = 90
- Créditos = 02
- Créditos = 02
- Total = 120
- Créditos = 03
Professora Valdeci dos Santos
Ementa
Analisa crítica e prática docente à luz dos aspectos metodológicos, desenvolvimento dos conhecimentos específicos no ensino de Biologia do 2º grau, considerando os princípios psicopedagógicos em atividades de observação, co-participação e regência de classe.
Objetivos
- Analisar a prática docente considerando referenciais teóricos relativos à metodologia de ensino.
- Discutir conteúdos específicos que contribuem para uma análise do ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Abordar recursos didáticos que contribuem para a construção/(des)construção do processo ensino–aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Realizar Estágio Supervisionado, no Ensino Médio, considerando a análise crítica desse processo.
- Analisar algumas das tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de de Biologia no Ensino Médio.
- Planejar ações que possibilitem uma leitura crítica da prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Discutir sobre a construção do conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Discutir sobre a perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.
Conteúdo Programático
- Estágio Supervisionado: análise crítica e ação dialética
- Projeto de Estágio
- Prática Docente: fundamentos teóricos
- Prática Docente e Formação de Professores
- Tendências metodológicas para prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Ensino de Biologia no Ensino Médio: limites e possibilidades
- O Processo Ensino–Aprendizagem no Ensino de Biologia no Ensino Médio
- As Novas Tecnologias no Ensino de Biologia
- Conteúdos específicos da Biologia no Ensino Médio: abordagem do núcleo que caracteriza a disciplina – Vida e Evolução
- O conhecimento científico no processo ensino-aprendizagem no ensino de Biologia no Ensino Médio.
- Perspectiva sócio-cultural dos conteúdos científicos.
- Etnobiologia: um novo olhar sobre o conhecimento prévio (sistemas de crenças) circulante na sala de aula.
Metodologia
- A disciplina devido ao caráter específico constitui-se, metodologicamente, em quatro momentos articulados:
- Momento 1: Elaboração de Texto teórico sobre O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA DE BIOLOGIA enfocando legislação vigente, reflexão sobre a prática docente fundamentada no processo de formação do professor, destacando alternativas metodológicas pretendidas no Estágio contextualizando a opção da modalidade de estágio.
- Momento 2: Construção da proposta de observação, co-participação e regência considerando a análise crítica da prática pedagógica professor de Biologia.
- Momento 3: Estágio Supervisionado.
- Momento 4: Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.
- A ser construída com a turma.
Avaliação
- A avaliação será construída no movimento dos quatros momentos, sendo referências:
- Elaboração de Proposta Pedagógica para Estágio Supervisionado
- Estágio Supervisionado
- Produção de Textos articuladores
- Produção de Artigo referendando a experiência pessoal realizada na etapa Regência do Estágio Supervisionado.
Bibliografia
- Estágio Supervisionado e Prática Docente
AGUIAR, Maria C. Antunes. O estágio, momento síntese do curso de licenciatura: a relação teoria-prática. Revista Tópicos Educacionais , Recife: Universidade Federal de Pernambuco, v. 5, n. 1/3, p. 75-86, 1987.
ALLAIN, Luciana, VAZ, Arnaldo. Saberes docentes de futuros especialistas em ensino de ciências – modalidade: biologia e ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 402-405.
AMORIM, Antonio Carlos R. Construção prático-teórica de metodologias de ensino para as disciplinas eletivas do curso de licenciatura em ciências biológicas da UNICAMP. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 449-452.
ANASTASSAKIS, Lea. A dimensão afetiva na relação pedagógica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 14)
ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).
BARCELOS, Nora Ney S., VILLANI, Alberto, Paula, Luiza N. B. de, MINTO, Waletr José. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 374-378.
BARZANO, Marco A. L. Buscando refletir a prática de ensino de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 472-475.
BASTOS, Fernando. Prática de ensino de ciências e biologia: estágio de regência desenvolvido com base em programações de ensino produzidas por meio de trabalho coletivo. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 460-464.
BIANCHI, Anna Cecília M., ALVARENGA, Marina, BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 2 ed. Ver. São Paulo: Pioneira Tomson, 2002.
BUENO, Shirley Neves. Concepções de saúde e educação continuada de professores das series iniciais: algumas considerações. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 481-483.
CARVALHO, A. Maria P. Memórias da prática de ensino. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 247-252, jul./dez. 1992.
CASTRO, Amélia Domingues. A memória do ensino de Didática e Prática de Ensino no Brasil. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 233-240, jul./dez. 1992.
CASTRO, E. Bertholine. Estágio supervisionado: uma busca de uma estratégia metodológica ativa. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 65-7.
CERRI, Yara Lygia Sáes. O exercício de pesquisa como instrumento de reflexão na prática de ensino de ciências e biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 441-445.
CORAZZA-NUNES, Maria J., MOREIRA, Ana Maria O. R. Estágio supervisionado em Biologia: uma integração às reais necessidades dos alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 427-430.
DIAS, Márcia Cristina E., SELLES, Sandra Escovedo. Desenvolvimento profissional sob a perspectiva da educação continuada para professores de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 406-411.
DINIZ, Renato Eugenio da Silva, CAMPOS, Luciana M. Lunardi. Uma experiência de ensino com professores de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
FRANZONI, Marisa et al. Estagio supervisionado: a contribuição do aluno na formação do futuro professor de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 366-70.
GIONATTO, Dulcinéia Ester Pagani, NORIS, Dora Maria de Almeida. Parceria na prática de ensino: estágio supervisionado a partir de um plano de trabalho integrado entre escola pública, professores e estagiários. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
GOMES, Maria Margarida, FERREIRA, Márcia Serra. A prática de ensino na formação docente: um exemplo no colégio de aplicação da UFRJ. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 430-434.
KRASILCHIK, Myriam. Um caso de estágio na preparação de professores de Biologia. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 12, n. ½, p. 291-294, jan./dez. 1986.
KRASILCHIK, Myriam. O professor de prática de ensino: um edificador de pontes. Cadernos do CEDES , São Paulo: Cortez, n. 21, p. 32-34, 1988.
LEVY, Maria Inês Copello. A mediação da reflexão dialógica como parte de um processo de formação inicial de professores de Biologia que procura um “saber fazer” fundamentado. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 420-424.
LOPES, Daniela Pereira, BARCELOS, Nora Ney S. Implicações do planejamento de ensino na formação e prática docente do futuro professor, segundo estagiários de Biologia na Universidade Federal de Uberlândia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 391-395.
MOREIRA, Ana Maria O. R., CORAZZA-NUNES, Maria J. Repensando o microensino na formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 445-8.
MOREIRA, Juliana de Cássia, MENDES, Eveline A., OLIVEIRA, Heloisa Helena Marques. Concepções prévias de futuros professores dos cursos de licenciatura em ciências biológicas da UFMG sobre tópicos de fisiologia vegetal. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 399-401.
MOURA, Francisco das Chagas Morais. Desenvolvimento de habilidades experimentais junto aos professores de biologia do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 477-
OLIVEIRA, M. Mariane, MAFFIA, A. Maria C. Concepções dos licenciandos sobre o ato de ensinar e aprender e seus desdobramentos em sala de aula. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 370-3.
PARREIRAS, Márcia Maria Martins, PEREIRA, Júlio Emilio Diniz. Análise do perfil dos alunos de licenciatura do curso de ciências biológicas (noturno) da UFMG (1994-199). In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 411-413.
PENSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina G.,FERREIRA, Francesca Werner. Concepções dos/as graduandos/as, do curso de ciências plena – hab. Biologia e química sobre o tema “ecossistema” e o modo de ensina-lo no fundamental. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 414-419.
PENTEADO, Heloisa Dupas. Professores de prática pensando a didática. In: Cadernos do CEDES , n. 21. São Paulo: Cortes, 1988. p. 6-12
PEREIRA, J. E. Diniz. Projetos didáticos de pesquisa na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 464-8.
PEREIRA, Marsilvio Gonçalves. Uma experiência em instrumentação para o ensino de biologia levada a efeito no departamento de metodologia da educação (DME) da Universidade Federal da Paraíba. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 434-437.
PIZZO, Silvia Vilhena, LIMA, Emilia Freitas de. Aprendendo a ser professora: os primeiros passos da docência sob o olhar de professoras experientes. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 09)
POMPERMAYER, Claudionora, MAFFIA, Ângela Maria de Carvalho, SALES, Ana Rute, SAIKI, Marina Yuriko. Relato de experiência em prática de ensino de biologia para educação de jovens e adultos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 452-455.
SÁ, E. R. Andrade. Observações sobre práticas docentes na área de ciências biológicas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 395-9.
SCHLICHTING, Maria Cristina Maranhão. Refletindo sobre a contribuição da metodologia da pesquisa na formação do professor. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 476-477.
SEINO, Jury Patrícia Mendes, PECHLIYE, Magda Medhat. Estudo do meio no litoral norte: uma estratégia de ensino e de reflexão sobre a prática docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 468-472.
SILVEIRA, F. P. R. Assis. A prática de estagio supervisionado no curso de ciências biológicas e sua articulação com disciplinas afins. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 455-9.
TOLEDO, Maria Inez Melo, MARTINS, Carmen Maria de Caro, BRAGA, Selma A. de Moura. Uma experiência de ensino a distância – um curso sobre a nutrição vegetal para professores de ensino fundamental e médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 424-427.
VASCONCELOS, Simão Dias. Re-estruturação do curso de licenciatura em ciências biológicas (UFPE): identificação do perfil do aluno. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 378-383.
ZUANON, Átima Clemente Alves, DINIZ, Renato Eugenio da Silva, ZUANON, Jener Alexandre Sampaio. Prática de ensino envolvendo a participação de alunos na confecção e utilização de material didático de biologia: relato de experiência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
- Formação de Professores de Biologia
BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo : Escrituras, 1998.
CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.
CHAVES, Silvia Nogueira. Diários de aula: uma experiência na formação docente. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
FREITAS, Denise et al. Interdisciplinaridade e formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 517-21.
SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo : Ática, 1996. p. 97-117.
MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.
- Novas Tecnologias
ALMEIDA, Ivanete B. P., SOARES, Suely Aparecida G. Um projeto em construção: o uso da internet na escola pública. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 11)
BARRETO, Renata Biscaia Raposo. A Internet como instrumento de ressignificação do papel do professor. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 11)
BOCCHETTI, André, CECCATTO, Vânia M. O uso do computador no ensino da biologia: aplicações com o uso da seqüência fedathi. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM.
LADEIRA, Lílian Escobar Bueno, JACUK, Renata Maria G. R., BITENCOURT, Marisa Dantas. Uso de websites educacionais no ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SILVA, Sandro Luiz da. As novas tecnologias em educação e comunicação: a linguagem e a leitura na Internet como instrumento para a criação de novas práticas pedagógicas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 07)
- Metodologia de Ensino (Oficinas, Projetos, Jogos, Trabalho de Campo, Experimentação, Discussão, Produção de Guia, Estudo Dirigido)
AMOR, Ana Lúcia Moreno, ADORNO, Elinsmar Vitória, CARVALHO, Mônica, ASSIS, Francisco. Mostra musical sobre temas biológicos. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 04)
AZZONI, Luciana Maria. A genética no ensino médio: estudo experimental da herança em drosofilas. In : ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 818-821
BIZZO, Nélio, OTHERO, Fernanda. O “método dos projetos” no ensino de ciências: reflexões sobre seis anos de aplicação. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
BRAGA, Magda Friche, MOREIRA, Moacir Alves. Metodologia de ensino: ciências físicas e biológicas. Belo Horizonte: Lê: Fundação Helena Antipoff, 1997. 72 p.
BUENO,, Lílian Escobar, CARNEIRO, Nancy M. A universidade pública e o ensino básico: um projeto de fisiologia animal. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 816-818
CARVALHO, Luciane Gomes de, MAFFEI, Eliane Mariza Dortas. O ensino da transcrição e tradução por meio de modelagem no ensino médio. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM.
DELIZOICOV, Demétrio, ANGOTT, José André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. 205 p.
DIAS, Márcia C. E., LIMA, Maria J. Girão S. Flutuação dos corpos: uma experiência possível na escola?. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
DIAS, Sheila dos SANTOS. Propostas de atividades de classes para a integração aluno-conteúdos-comunidades. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
FAVETTA, Leda Rodrigues de Assis, FARIA, Sandra Mara. Célula, divisão celular e clonagem: uma forma lúdica de ensinar. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 01)
FUNDAÇÃO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIENCIAS. Laboratório básico polivalente de ciências para o 1º grau: manual do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1983. 447 p.
GALLO, Mônica V., DINIZ, Renato E. S. A observação de aves como atividade didática no ensino de 1º grau: levantamento de espécies e produção de um guia básico de observação. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
JORDÃO, Rosana dos Santos, et al. Uma nova perspectiva para utilização de experimentos em aula de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Habra, 1983.
LIMA, Josilda Batista. A arte enquanto linguagem na ação pedagógica do professor de Ciências/Biologia: uma competência/habilidade a ser desenvolvida. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 05)
LIMA, Josilda Batista, SILVA, Reginaldo Carvalho da. Biologia (en)cena na praça: recriando a arte de educar, apresenta "mambembes da bio. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 02)
LOMBARDI, Lucia M. S. S. A contribuição da prática do jogo para a formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 13)
LOPES, Gilmara Célia L. Rodarte. Lançando um olhar crítico sobre as saídas de campo em Biologia através do relato de uma experiência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
MACIEL, Carla Mendes, et al. Estudo dirigido sobre o papel do RNA no controle da síntese de proteínas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 833-837
MAYER, Margareth. Uma metodologia interdisciplinar para trabalhar a respiração pulmonar. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 826-829
MATSUSHIMA, Kazue. Educação ambiental: guia do professor de 1º e 2º graus. São Paulo: CETESB, 1987. 285 p.
OTHERO, Fernanda Nascimento, MORITA, Eliana Midori. Projeto SKY: desmitificando o ensino da astronomia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
PARREIRAS, Márcia Maria M. et al. Os crustáceos e o ecossistema do manguezal – uma nova proposta para o ensino da Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 840-842
PHILIPPI, Luiz S., ROSA, Antonio C. M. Construção de um planejamento pedagógico utilizando matrizes e considerando os temas transversais. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 823-826
SANTOS, Ana Maria Pereira dos, OTHERO, Fernanda Nascimento. A utilização de projetos de ciências no combate ao mosquito da dengue. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
SILVEIRA, Maria J. Martins, et al. Aprendizagem lúdica da síntese de proteína. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SONCINI, Maria Isabel, CASTILHO JÚNIOR, Miguel. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991. 179 p.
STONA, Alessandra C. S. Projeto de iniciação científica, por módulos, num grupo de crianças de nível e idade heterogênea. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
TOLENTINO, Luiz C. B., GRANATO, Suzana F. Projeto aves: observação de aves urbanas através de um projeto de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 821-823
VALOTTA, L. A., et al. Freqüência de genes em populações: subsídios para o ensino de evolução e seleção natural. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 837-840
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. 149 p.
WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 244 p.
ZAMONER, Maristela. Ações contra o câncer de mama realizadas por alunos do ensino fundamental e médio mediante levantamento de dados em Campina Grande do Sul – PR. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. p. 829-832
- Recursos Didáticos
MACIEL, Carla Mendes, et al. Um modelo com massa de modelar para o estudo da meiose. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM
PELLACANI, Maria Goreti. Música e mediação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
PEREIRA, Marsilvio Gonçalves. Produção de recursos didáticos para educação ambiental: uma experiência vivida na prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
PINTO, Gisnaldo Amorim, MARTINS, Isabel. Evolução nos livros didáticos de biologia: uma análise retórica. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SABATTA, Cláudio Ernesto, SABATTA, Délcia do Socorro Erculano de Lima, CARNEIRO, Maria Helena da Silva. As imagens no ensino de biologia. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE, 1., 2003, Feira de Santana . Anais... Feira de Santana: UEFS/SBEnBIO, 2003. 1 CD-ROM. (texto 03)
SHIMAMOTO, Delma Faria. “Torrinha digestória”. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
- Conteúdo Conceitual
CALZOLARI NETO, Anselmo João. Forma e conteúdo: considerações acerca da evolução conceitual refletida na prática pedagógica de uma professora de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
CANTIELLO, Ana Cristina, TRIVELATO, Silvia L. F. O conceito de herança biológica, as provas vestibulares e o currículo do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
COLOMBI, Argiro N. K. O conceito de ser vivo numa abordagem relacional: um possível enfrentamento no ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino de aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000. 182 p.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira. O conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico de professores de biologia, em relação às doenças infecciosas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
FERNANDES, José A. Barroso, A Biologia no ensino fundamental: os conteúdos de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
FERRARI, Nadir. Clonagem: um exemplo de texto a ser utilizado em aulas de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
GRANDINI, Rosana. Pesquisa sobre bactérias, higiene e contaminação de alimentos, realizada por alunos do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
LEITE, Raquel Crosara Maia. A história da ciência no ensino: um material de consulta para professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
LIMA, Maria J. Girão S. O conceito de cadeia/teia alimentar como base para a discussão do processo de transposição didática. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
MATOS, Legner Wagner Pastor, CESSHETTI, Fabio. Sexualidade – dimensão fundamental da adolescência. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
NAZARI, Evelise Maria, ett al. Uma proposta metodológica para o ensino de embriologia humana. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
RIBEIRO, Telma Fernanda. A educação ambiental no ensino formal: problemas e perspectivas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 12)
ROSA, Vivian Leyser, et al. O tema evolução entre professores de Biologia não-licenciados – dificuldades e perspectivas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SANTOS, Silvana, siedschlag, Ana Carolina. As produções artísticas e as idéias cotidianas sobre a evolução dos seres vivos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SCHEID, Neusa Maria John, PENSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina G. O conhecimento genético e a prática de ensino de biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SCHEID, Neusa Maria John, SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Os conteúdos desenvolvidos em biologia e as expectativas dos alunos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
SENA, Eni Faria. A seleção de conteúdos escolares da prescrição à ação docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 10)
SILVA, Mônica Alves. Aula diferenciadas sobre seres vivos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
TOLEDO, Maria Inez Melo., MARTINS, Carmen Maria de Caro. Equívocos conceituais de genética apresentados por professores do ensino médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. 1 CD-ROM.
- Gerais
ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim G. Multirreferencialidade nas ciências e na educação . São Carlos: Ed.UFSCar, 1998. p. 24- 41.
BAHIA. Departamento de ensino. Conteúdos programáticos para o ensino médio : formação geral / lei 7.044. Salvador: Departamento de ensino, 1993. 119 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Salvador: Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, s.d. 184 p.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
COULON, Alain. Etnometodologia e educação . Petrópolis: Vozes, 1995. 205 p.
CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.
D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição . Campinas: Papirus, 1999. 167 p.
LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.
MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.
MAIA, Eny, CARNEIRO, Moaci. A reforma do ensino médio em questão. São Paulo: Biruta, 2000. 131 p.
MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.
MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação : novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. 144 p.
NUNES, Clarice. Diretrizes curriculares nacionais: ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 152 p.
POSEY, Darrell Addison. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Berta G. (Coord.). Suma etnológica brasileira . V.1 - Etnobiologia. 3 ed. Belém: Ed.UFPA, 1997a. p. 1-15.
SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. 275 p.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.