I. Prática Pedagógica I
Programa de Disciplina
- 2004.1
Universidade do Estado da Bahia
Campus II - Alagoinhas
Colegiado de Ciências
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa de Disciplina
Versão I - 2004.1
Código
- EDC
Componente Curricular
- Prática Pedagógica I
Ano
- 2004.1
Carga Horária
- T =
- Créditos =
- P =
- Créditos =
- E =
- Créditos =
- Total =
- Créditos =
Professora Valdeci dos Santos
Ementa
A função da escola, a relação histórica das tendências pedagógicas brasileiras e suas concepções de ensino, de aprendizagem e do papel do professor. Identifica, discute, analisa os diversos espaços/contextos de aprendizagem.
Objetivos
- Discutir as tendências pedagógicas brasileiras (Tradicional, Renovada, Tecnicista, Libertadora e Crítico-social) enfocando suas concepções de ensino, de aprendizagem e do papel do professor.
- Analisar algumas das concepções de ensino e de aprendizagem na prática educativa.
- Discutir as representações sociais sobre o que é aprender e o que é ensinar na ótica de professores e alunos.
- Analisar a função social da escola e sua relação com os diferentes momentos históricos.
- Enfocar a escola como contexto de aprendizagem, destacando seu ócus como espaço coletivo e espaço de formação de aluno e de professor
- Identificar e discutir sobre espaços extra-escolares de aprendizagens, especialmente, os movimentos populares, a igreja, as associações sindicais, a Internet, a cidade, o campo, os etnoconhecimentos circulantes na dinâmica cultural.
- Abordar sobre o papel do professor no contexto social contemporâneo, destacando sua formação, seu cotidiano pedagógico, sua história de vida, sua importância enquanto sujeito sócio-cultural.
- Introduzir a Psicologia genética como suporte teórico para discutir o processo ensino-aprendizagem na prática educativa.
- Realizar atividades de campo , na Educação Básica, objetivando estabelecer contato com o cotidiano do contexto escolar, tendo-o com foco para análise crítica da relação teoria-prática da prática educativa.
- Planejar ações que possibilitem uma leitura crítica da prática pedagógica no ensino de Biologia no Ensino Médio.
Conteúdos Conceituais Básicos
O componente curricular PRÁTICA PEDAGÓGICA I por seu caráter introdutório na estrutura curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , expressa a nova perspectiva de Currículo Brasileiro. Sendo composto por conteúdos conceituais básicos que requerem a interdisciplinaridade de saberes.
Nessa interdisciplinaridade, os saberes da Historia da Educação, da Psicologia, da Didática, da Sociologia, da Etnomatemática, da Etnobiologia, da Cibernética, da Pedagogia, da Antropologia, da Filosofia, dentre outros, visam propiciar um circuito teórico-prático fecundo no processo de FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA da Universidade do Estado da Bahia.
- Tendências Pedagógicas Brasileiras
- Tradicional, Renovada, Tecnicista, Libertadora e Crítico-social
- Concepções e Representações sobre Ensino e Aprendizagem
- Concepções de ensino e de aprendizagem
- Representações dos alunos sobre o que é aprender e o que é ensinar
- A Escola e Outros Espaços/Contextos de Aprendizagem
- Função da escola e sua relação com os diferentes momentos históricos
- Escola como contexto de aprendizagem: espaço coletivo, espaço de formação de aluno e de professor
- Outros espaços/contextos de aprendizagem:
- Ciberespaço: Internet
- Dinâmica cultural
- Mídia: TV, Jornais
- Sindicatos
- MST
- O campo
- A cidade
- O Papel do Professor no Contexto Social Contemporâneo
- A Psicologia Genética na Prática Educativa
Metodologia
- A disciplina devido ao caráter específico constitui-se, metodologicamente, em momentos articulados.
- Seminário. O mesmo tem o objetivo de criar um espaço para discussão sobre PRÁTICA PEDAGÓGICA
- Discussão
- Aula Expositiva
- Realização de atividades de campo.
- Produção de textos
- Exibição de filmes
- Elaboração de projetos de investigação
- Produção e apresentação de Peça Teatral sobre PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Avaliação
- A avaliação será construída no movimento dos momentos, sendo referências:
- Seminário
- Elaboração de texto sobre as atividades de campo
- Peça teatral
- Produção de Textos articuladores
- Prova escrita
- Assiduidade, pontualidade, oralidade.
Bibliografia
- Tendências Pedagógicas
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança : um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 33 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, Moacir (Org). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília: UNESCO, 1996. 765 p.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2002.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. 13 reimpressão. São Paulo: EPU, 2003.
PAIVA, Vanilda. Paulo Freire e o nacionalismo desenvolvimentista. São Paulo: Graal, 2000.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
ROMANELLI, Otaíza Oliveira. História da educação no Brasil. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogia dialógica. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUSA, Cynthia Pereira de (Org.). História da educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras, 1998.
STRECK, Danilo R. Paulo Freire: ética, utopia e educação. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
- Concepções e Representações sobre Ensino e Aprendizagem
ANADON, Marta, MACHADO, Paulo Batista. Reflexões teórico-metodológicas sobre as representações sociais. Salvador: Ed.UNEB, 2001.
BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DEMO, Pedro. Conhecimento e aprendizagem na nova mídia. Brasília: Plano, 2001.
GRISPUN, Mirian P. Zippin, et al. as representações sociais e os jovens: a alteridade e a prática docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
HAYASHI, Maria Cristina I., HAYASHI, Carlos Roberto M. Ensinar e aprender na sociedade da informação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
LOMÔNACO, Beatriz Penteado. Aprender: verbo transitivo: a pareceria professor-aluno na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Summus, 2002.
LOPES, Valéria V. Egressos do CEFAM: representações da formação inicial e da prática docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 320 p.
MAZZOTTI, Alda J. A. Representações de professoras sobre o aluno da escola pública. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
NOT, Louis. Ensinando a aprender: elementos de psicodidática geral. São Paulo: Summus, 1993.
OLIVEIRA, Maria Rita N. S. Confluências e divergências entre didática e currículo. 2 ed. Campinas: Papirus, 2002.
OLIVEIRA, Rosa Maria M. A., MIZUKAMI, Maria da Graça N. Aprendizagens escolares na perspectiva de alunos do ensino fundamental e de suas professoras: convergências e impasses. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
PEROSA, João Pedro, SZYMANSKI, Heloisa. Aprendendo com o apreender: um olhar fenomenológico sobre o fenômeno do aprender. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
VEIGA, Ilma P. Alencastro (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.
- A Escola e Outros Espaços/Contextos de Aprendizagem
ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar . 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 128 p. (Série Prática pedagógica).
ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim G. Multirreferencialidade nas ciências e na educação . São Carlos: Ed.UFSCar, 1998. p. 24- 41.
BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro. Educação rural : das experiências à política pública. Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural – NEAD/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável/ Ministério do Desenvolvimento Agrário. Editorial Abaré, 2003.
BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro; BAPTISTA, Naidison de Quintella (Orgs.). Educação rural : sustentabilidade do campo. Feira de Santana, BA: MOC; UEFS; (Pernambuco): SERTA, 2003.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição . Campinas: Papirus, 1999. 167 p.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999
FELICIO, Munir Jorge, D'INCÃO, Maria Ângela. Compreensão do processo educativo no MST. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
FERNANDES, Tânia da Costa. Teatro e educação: a escola como teatro. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, Moacir; GUTIÉRREZ, Francisco (orgs.). Educação comunitária e economia popular. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção questões da nossa época, v. 25).
GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
GARCIA, R. Contribuições epistemológicas para o estudo da função educativa da escola e da igreja. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
GOMES, Nilma Lino. Escola e diversidade étnico-cultural: um diálogo possível. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999
GÓMEZ-GRANELL, Carmem et al. A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
HOKAMA, Marilia G. Pensando (bem) na escola: o lugar das habilidades de pensamento no planejamento das atividades de ensino e a aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
LÈVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1999.
LOPES, Alice R. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 236 p.
MOCHCOVITCH, Luna Galano. Gramsci e a escola. São Paulo: Ática, 1988.
MOREIRA, Flávio. Formação e práxis dos professores em escola comunitárias rurais: por uma pedagogia da alternância. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
MOURA, Abdalaziz de. Princípios e fundamentos de uma proposta educacional de apoio ao desenvolvimento sustentável – PEADS: uma proposta que revoluciona o papel da escola diante das pessoas, da sociedade e do mundo. Glória de Goitá, PE: Serviço de Tecnologia Alternativa, 2003.
POSEY, Darrell Addison. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Berta G. (Coord.). Suma etnológica brasileira . V.1 - Etnobiologia. 3 ed. Belém: Ed.UFPA, 1997a. p. 1-15.
PROENÇA, Paulo Sérgio. Uma tentativa de “leitura” da linguagem obscena na prática escolar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 06)
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1984.
UNIÃO NACIONAL DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BRASIL (Org.). Pedagogia da alternância: alternância e desenvolvimento. Salvador: União nacional das escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 1999.
SILVA, Aracy Lopes, GRUPIONI, Luis Donisete Benzi (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. 575 p.
SILVEIRA Eliane. A etnomatemática na escola dos sem-terra. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 16-17, ago. 1993.
TERÇARIOL, A. A. L., SCHUNZEN, E. T. M. A construção de valores humanos na escola por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
TRIVELATO, Silvia. Uma experiência de ensino para a cidadania. Em aberto , Brasília, ano 11, n. 55, p. 70-73, jul./set. 1992.
VADIGA, Carlos. Etnomatemática: uma nova abordagem sobre a construção do conhecimento revoluciona a aplicação das disciplinas na escola. Revista Nova Escola , São Paulo, p. 10-15, ago. 1993.
- O Papel do Professor no Contexto Social Contemporâneo
BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando velhos e novos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002.
BRANDÃO, Márcia Maria. Em busca da formação do outro: caminhos alternativos. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 71-82
BUENO, Belmira O. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 7-22
CARVALHO, Anna M. P., GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. 120 p.
CARVALHO, Simone M. Professor-mediador: um estudo sócio-histórico sobre o papel do professor. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
CATANI, Denice B. Práticas de formação e ofício docente. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo : Escrituras, 1998. p. 23-30
CATANI, Denice B., BUENO, Belmira O., SOUSA, Cynthia P. Os homens e o magistério: as vozes masculinas nas narrativas de formação. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 45-64
FREIRE, Paulo, SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 6 ed. São Paulo: Olho d´água, 1995.
FREITAS, Denise et al. Interdisciplinaridade e formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 517-21.
FURLANI, Lúcia Maria Teixeira. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? São Paulo: Cortez, 1990.
GUIMARÃES, Daniela O. et al. Vida de professor: uma breve história do nosso tempo. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 97-117.
JESUS, Lúcia F. O. Autoformação: conhecendo a vida e o trabalho de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 101-118.
LOPES, Marceli R. C., PRATA, Maria Regina. Ser e não ser: a identidade profissional do professor na atualidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
MAYER, M., LEÃO, A. Maria A. C., JÓFILI, Z.Maria S. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea ... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 43-7.
PIZZO, Silvia Vilhena, LIMA, Emilia Freitas de. Aprendendo a ser professora: os primeiros passos da docência sob o olhar de professoras experientes. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM. (texto 09)
SILVA, Petronilha B. Gonçalves. Prática do racismo e formação de professores. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999
SOUSA, Cynthia P. Evocação na escola: relatos autobiográficos de professoras e professores. In: BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA, Cynthia P. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 31-44
SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Professores: sujeitos na história e sujeitos da história. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 7-12
SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. In: SOUZA, Solange J., KRAMER, Sonia (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. p. 13-42
TEIXEIRA, Inês Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999.
- A Psicologia Genética na Prática Educativa
ABIB, J. A. Damásio. Teorias do comportamento e subjetividade na psicologia . São Carlos: Ed.UFSCar, 1997.
AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. 7 ed. São Paulo: Ática, 2002.
COSTA, Maria Luiza Andreozzi. Piaget e a intervenção psicopedagógica. São Paulo: Olho d'água, 1997.
LA TAILLE , Yves de, OLIVEIRA, Marta Kohl, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 17 ed. São Paulo: Summus, 1992.
FERREIRO, Emilia. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FREITAG, Bárbara (Org.). Piaget: 100 anos. São Paulo: Cortez, 1997.
FURTH, Hans G. Conhecimento como desejo: um ensaio sobre Freud e Piaget. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. 2 ed.Petrópolis: Vozes, 1996.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 9 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ROSA, Merval. Psicologia evolutiva: problemática do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1983.
SEBER, Maria da Glória. Piaget: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.
SILVA, Flavia G., DAVIS, Claudia L. F. Os conceitos de Vigotsky no Brasil: uma análise da produção divulgada nos cadernos de pesquisa. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 5., 2002, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPED, 2002. 1 CD-ROM.
- Gerais
CRUZ, Anamaria C., PEROTA, Maria L. L. R., MENDES, Maria T. Elaboração de referências (NBR 6023/2000) . Rio de Janeiro: Interciência: Niterói: Intertexto, 2000. 71 p.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. 279 p.