Macroprojeto Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico
Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line, de autoria da Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos.

Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos (Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas) - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713
http://www.valdeci.bio.br/revista.html

Revista indexada em:

 

NACIONAL
WEBQUALIS - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam - CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil): - WebQualis/áreas de conhecimento (atualizado em 27/maio/2013) - Ensino: B2, Psicologia: B3, História: B4, Letras/Linguística: B4, Artes/Música: B5, Biotecnologia: C, Educação: B4(em atualização)
GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

 

INTERNACIONAL
CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx
DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es
GOOGLE SCHOLARhttp://scholar.google.com.br
IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx
LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

 

n. 14 (jan. – jun. 2013), jun./2013 – Reflexões Formativas


Com alegria, comemoramos o oitavo ano - n. 14 (jan. – jun. 2013) - de edição da Revista Metáfora Educacional (RME) (ISSN 1809-2705) – versão on-line (2005-atual).

 

O movimento de editoria (n. 1 (jan. – jun. 2005), jun./2005 - Formação de Professores e Prática Docente (quatro artigos); n. 2 (jul. – dez. 2005), dez./2005 - Estágio Supervisionado (sete artigos); n. 3 (jan. – jun. 2006), jun./2006 - Teses, Dissertações e Monografias (uma dissertação e uma tese); n. 4 (jul. – dez. 2006), dez./2006 - Identidade Profissional (quatro artigos); n. 5 (jan. – dez. 2007), dez./2007 - Memorial Docente (dois memoriais); n. 6 (jan. – jun. 2009), jun./2009 - Interfaces Formativas (quatro artigos); n. 7 (jul. – dez. 2009), dez./2009 – Re-alianças (quatro artigos); n. 8 (jan. – jun. 2010), jun./2010 – Tessituras (cinco artigos); n. 9 (jul. – dez. 2010), dez./2010 – Currículos (oito artigos); n. 10 (jan. – jun. 2011), jun./2011 – Cultura Humanística (dez artigos); n. 11 (jul. – dez. 2011), dez./2011 – Produção do Conhecimento e Divulgação Científica (dois artigos); n. 12 (jan. – jun. 2012), jun./2012 – Teia Epistêmica (oito artigos) e; n. 13 (jul. – dez. 2012), dez./2012 – Diálogos Formativos (onze artigos)) sinaliza que: o periódico cumpre seu objetivo de instaurar um espaço de divulgação de trabalhos científicos na área do conhecimento Educação e suas interfaces epistêmicas, destacando-se pela posição epistemológica da multirreferencialidade no acolhimento dos artigos; contribuições e parcerias para a qualidade do periódico expressas pelos membros do Conselho Científico, sobretudo, nos pareceres epistemologicamente fundados e fortalecedores da relação entre Público Leitor/Periódico/Conselho Científico/Autor(a)/Editora/Ciência/Indexadores.

 

O número n. 14 (jan. – jun. 2013), jun./2013 – REFLEXÕES FORMATIVAS – apresenta três artigos que trazem reflexões formativas sobre: planejamento docente, a relação subjetividade/educação científica, e estágio supervisionado.


O artigo I (Inédito)PLANEJAMENTO DOCENTE NA AULA DE HISTÓRIA: PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS (Planning in the classroom teacher of history: principles and procedures theoretical-methodological), de Crislane Barbosa Azevedo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil), explicita o significado e as finalidades do planejamento na aula de História. Palavras-chave: Ensino de História; Planejamento; Processo ensino-aprendizagem; Métodos e técnicas de ensino. p. 3-28.

 

O artigo II (Inédito)O LUGAR DA SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA NOVA RACIONALIDADE PARA AS MUDANÇAS CONCEITUAIS (The place of subjective in scientific education: new rationality to conceptual changes), de Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki e Ângela Maria Zanon (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Brasil), trata-se de um ensaio que visa argumentar a favor de uma nova forma de conceber as mudanças conceituais, inserindo novos elementos aos processos e estendendo a proposta inicial de Posner e colaboradores (1982) no que diz respeito à utilização de aspectos subjetivos na interpretação da dinâmica de sala de aula. Palavras-Chave: Mudança Conceitual. Subjetividade. Nova Racionalidade. Concepções Alternativas. p. 29-49.

 

O artigo III (Inédito)REFLEXÕES DISCENTES SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Student reflections about the supervised curriculum traineeship on course of licenciatura em ciências biológicas), de Muriel Lima de Oliveira e Magno Clery da Palma Santos (Universidade Estadual de Santa Cruz; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil), reflete sobre o papel do Estágio Supervisionado na formação de licenciandos e licenciados em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Itapetinga-BA. Palavras-chave: Licenciatura. Estágio. Formação. Análise de Conteúdo. p. 50-68.


Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO

 

O Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO inaugurado no n. 11 (jul. – dez. 2011, dez./2011) objetivando publicar através de encartes e dossiês, memória de eventos científicos, neste número - n. 14 (jan. – jun. 2013), jun./2013 -, NÃO será publicado.