REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL (ISSN 1809-2705) – versão on-line

Projeto de Criação e Editoração do Periódico Científico Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713


Editora: Prof.ª Dra. Valdecí dos Santos - http://lattes.cnpq.br/9891044070786713

 

Revista indexada em:

CREFAL (Centro de Cooperación Regional para la Educación de los Adultos en América Latina y el Caribe) - http://www.crefal.edu.mx

DIALNET (Universidad de La Rioja) - http://dialnet.unirioja.es

GeoDados - http://geodados.pg.utfpr.edu.br

IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa. Base de Datos sobre Educación Iberoamericana) - http://iresie.unam.mx

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) - http://www.latindex.unam.mx

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Ministério de Educação - Brasil): http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ - WebQualis/áreas de conhecimento (triênio 2010-2012) - Qualis/Educação: B4, Qualis/Psicologia: B3, Qualis/História: C e Qualis/Artes – Música: C




n. 12 (jan. – jun. 2012), jun./2012 – Teia Epistêmica




O número 12 (jan. – jun. 2012), jun./2012 – TEIA EPISTÊMICA – apresenta trabalhos que destacam singularidades da produção do conhecimento: Currículo de Formação de Biólogo, Complexidade, Ser Vivo e Ambiente: Esho Funi, Educação Ambiental, Espiritualidade, Cosmovisão Oriental, Cartografia Digital, Geocartografia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Processos de Ensino-Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem, Representações Sociais, Literatura e Subjetividade.


O artigo I (Inédito) - O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS II – ALAGOINHAS (THE PROCESS OF IMPLEMENTATION AND OPERATION OF THE GRADUATION COURSE IN BIOLOGICAL SCIENCES AT STATE UNIVERSITY OF BAHIA - CAMPUS II – ALAGOINHAS) (Maria Rosileide Bezerra de Carvalho; Evandro José Lima Rego; Luis Carlos Soares Queires) - trata do processo de implantação e funcionamento do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II - Alagoinhas. Palavras-chave: Interiorização. Currículo. Ciências Biológicas. Licenciatura. UNEB. p. 3-18.


O artigo II (Inédito) AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO PROJETO DE AVALIAÇÃO INTEGRADA NO CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE A PARTIR DAS VOZES DOS/AS PROFESSORES/AS (POSSIBILITIES AND LIMITATIONS OF THE PROJECT OF INTEGRATED EVALUATION IN THE COURSE OF SOCIAL EDUCATION: READING UNDER THE THEORY OF COMPLEXITY FROM THE VOICES OF THE TEACHERS) (Alicia del Carmen Vásquez Valdebenito; Ana Regina da Silva Dias; Virginia Ferrer) - descreve uma experiência de pesquisa qualitativa, com enfoque etnográfico, que teve como propósito central avaliar as possibilidades e limitações do Projeto de Inovação Avaliativa, aplicado pelos/as professores/as do Curso de Graduação em Educação Social da Universidade de Barcelona. Palavras-chave: Avaliação Integrada. Complexidade. Didática Universitária. p. 19-33.


O artigo III (Inédito) – A VISÃO ORIENTAL DA RELAÇÃO INSEPARÁVEL ENTRE SER VIVO E AMBIENTE: ESHO FUNI (THE EASTERN point of view OF inseparable relationship between THE LIVING ORGANISMS AND ENVIRONMENT: Esho FUNI) (Raphael Alves Feitosa; Ana Maria Iorio Dias; Viviane Alves de Oliveira Feitosa) - discute a percepção oriental sobre o Esho Funi (inseparabilidade entre ser vivo e seu ambiente), em direção a uma revolução humana interior e mudança de paradigma educacional. Palavras-chave: Ser Vivo e Ambiente. Esho Funi. Educação Ambiental. Espiritualidade. Cosmovisão Oriental. p. 34-48.


O artigo IV (Inédito) – CARTOGRAFIA DIGITAL: O SOFTWARE PHILCARTO NO ENSINO DA GEOCARTOGRAFIA (DIGITAL CARTOGRAPHY: THE PHILCARTO SOFTWARE IN THE TEACHING OF GEOCARTOGRAPHY) (Ione Oliveira Jatobá Leal; Joseane Gomes de Araújo) – apresenta uma reflexão sobre o uso da Geocartografia na análise do espaço geográfico a partir do Programa Philcarto no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV, Jacobina - BA. Palavras-chave: Ensino. Cartografia Digital. Mapas Temáticos. Philcarto. Geocartografia. p. 49-64.


O artigo V (Inédito) – A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DE ALUNOS COM DIFICULDADES NA ESCOLA (PERCEPTIONS OF A GROUP OF TEACHERS IN REGARD TO TEACHING-LEARNING PROCESSES AND STUDENTS WITH LEARNING DIFFICULTIES) (Elizabeth Bozoti Pasin; Denise Lannes) – enfoca as percepções de um grupo de professores em relação a atitudes facilitadoras dos processos de ensino-aprendizagem e em relação aos alunos apontados como tendo dificuldades. Palavras-chave: Processos de Ensino-Aprendizagem. Dificuldades de Aprendizagem. Fatores Psicológicos. Percepções dos Professores. Desempenho Escolar. p. 65-80.


O artigo VI (Inédito) – ASPECTOS SIGNIFICANTES E SENTIDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE RECICLAGEM: PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE, EM JUPI-PE, BRASIL (SIGNIFICANT ASPECTS AND MEANINGS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF RECYCLING: PROGRAM PROJOVEM ADOLESCENTE IN JUPI-PE, BRAZIL) (Angélica Sabrina dos Santos; Vera Lúcia Chalegre de Freitas; Maurício Costa Goldfarb) - mostra aspectos significantes e sentidos das representações sociais de reciclagem. Palavras-chave: Reciclagem. Representações Sociais. Aspectos significantes. Sentidos. Estudantes. Projovem Adolescente. p. 81-95.


O artigo VII (Inédito) – “TESSITURAS AFETIVAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: APRESENTAÇÃO DA OBRA DE CAIO FERNANDO ABREU NO EVENTO CAFÉ COM LIVROS” (“AFFECTION AND KNOWLEDGE PRODUCTION: THE PRESENTATION OF CAIO FERNANDO ABREU’S LITERARY WORK AT THE CYCLE CAFÉ COM LIVROS”) (Thais França) – utilizando-se das técnicas da auto-reflexividade e da narrativa biográfica a autora apresenta a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e discutir o valor da dimensão pessoal no processo de produção de um conhecimento amplo e crítico. Palavras-chave: Literatura. Ciência. Subjetividade. p. 96-109.


O artigo VIII (Inédito) – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (TRAINING OF TEACHERS OF YOUTHS AND ADULTS EDUCATION) (Rejane de Oliveira Alves; Maria da Glória Carvalho Moura) – compartilha inquietações acerca das implicações da formação do professor que atua na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Palavras-chave: EJA. Professor. Formação contínua. Desafios políticos e pedagógicos. p. 110-122.



Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO (NOVO)


O Espaço MEMÓRIA EM MOVIMENTO inaugurado no n. 11 (jul. – dez. 2011, dez./2011) com a edição do ENCARTE ESPECIAL – A divulgação científica e o ensino de ciências para a inclusão social, publica através de encartes e dossiês, memória de eventos científicos. Neste número, publica o Dossiê REDEMEMO: história e memória da educação na Bahia (35 p.), de autoria de Jaci Maria Ferraz de Menezes, contendo a memória do XI Colóquio de História da Educação na Bahia, realizado pelo Grupo Memória da Educação na Bahia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (BR), nos dias 13,14 e 15 de dezembro de 2010, em Salvador – BA (Brasil).