Valdeci

Dra. Valdeci dos Santos

O encontro do sujeito com seus limites implica o fortalecimento de seu vigor enquanto indivíduo, pois somente aí ele depara com seu estilo e faz dele uma linha de força; um olhar, logo uma forma de ser, está implicado neste encontro e nesta busca. O limite, neste caso, não é uma limitação, mas um ponto de partida, a partir do qual o sujeito, advertido de seu destino, vivencia uma abertura nova para a experiência do mundo.


(Guilherme Castelo Branco)

No movimento de construção/(des)construção/(re)construção da teia epistêmica pessoal-acadêmico-profissionais, como professora-bióloga, construí interfaces com as áreas do conhecimento da Biologia, da Tanatologia e da Educação.

A força do olhar implícito no movimento de construção/(des)construção/(re)construção fundante das ressignificações da minha caminhada profissional na Educação, relativas à tessitura da minha identidade profissional, como professora-bióloga, é isomorfa à força do desejo de ser professora, mobilizando-me à voos, sobrevoos e mergulhos abissais intersubjetivos relativos ao contexto educacional chamado Educação Formal.

Instaurei-me como professora-bióloga, em 13 de fevereiro de 1991, ministrando a disciplina Ciências, no 1º Grau – 5ª à 8ª série (LDB 5692/71), no Centro Educacional Novis Filho, na cidade de Tanquinho – Bahia - Brasil, após aprovação no Concurso Público para Professor de 1º grau - Nível 3 do Estado da Bahia de agosto de 1989 (Diário Oficial do Estado da Bahia, de 4 de janeiro de 1991).

Em março de 1992, somei à docência na Educação Básica, a docência na Educação Superior Submeti-me à Seleção Pública para Professor Substituto da disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Ciências de 1º grau, da Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas (FFPA), unidade integrante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Alagoinhas – Bahia – Brasil. Tendo sido aprovada em 1º lugar (média 9,2) (Diário Oficial do Estado da Bahia, de 27 de fevereiro de 1992).

No ano de 1994 atuei exclusivamente na Educação Básica, no turno vespertino, lecionando as disciplinas Biologia, Química e Ciências.

Em 1995, agreguei à minha experiência formativa como professora-bióloga, a docência na Educação Infantil (Pré-Escola) e no Ensino Fundamental (1ª à 4ª série) (1995-1998), ministrando a disciplina Ciências, no Centro Educacional Biosfera, na cidade de Feira de Santana – Bahia – Brasil.

No ano de 1996, reescrevi minha trajetória pessoal-acadêmico-profissional. Regressei à Educação Superior, após submeter-me, em julho de 1994, ao Concurso Público para Professor Auxiliar (Edital 004/94, Diário Oficial da Bahia, de 24 de maio de 1994) da Universidade do Estado da Bahia, para a disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Biologia - aprovada em 2º lugar (média: 8,09, Diário Oficial do Estado da Bahia, de 9 de agosto de 1994). Atuando na Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas (Campus II/UNEB), desde fevereiro de 1996 (Portaria 0262/96 - Diário Oficial do Estado da Bahia de 6 de fevereiro de 1996).

Novos olhares, novas experiências, novas buscas, contribuíram para minha atuação profissional, simultaneamente, na Educação Básica - Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), 2º grau/Ensino Médio e Educação Infantil (Pré-Escola) - e na Educação Superior, no período de 1996 a 1998.

Solicitei, junto à Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Bahia, exoneração voluntária (D.O.E. 01/out/1998 – Portaria n. 495 de 30/set/1998), da minha condição de professora da Educação Básica (mar./1991 a set./1998). Doravante, minha atuação profissional ficaria centrada na Educação Superior.

Somando conceitos Biologia, Tanatologia e Educação às minhas experiências profissionais com a temática do duplo vida-morte na área da Saúde, como Auxiliar de Enfermagem, e na área da Educação, como professora-bióloga; às experiências e aprendizados nos estágios na área de Animais Peçonhentos (Laboratório de Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Laboratório de Animais Peçonhentos da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Seção de Artrópodos Peçonhentos do Instituto Butantan); às experiências e aprendizados da docência na Educação Básica - Ensino Fundamental (1ª à 8ª série), 2º Grau/Ensino Médio e Educação Infantil (Pré-Escola) - e na Educação Superior; às experiências e aprendizados com os cursos complementares e participações em eventos acadêmico-científicos nas áreas do conhecimento Ciências Humanas e Ciências Biológicas, construí os matizes epistêmicos do macroprojeto BIO-TANATO-EDUCAÇÃO: INTERFACES FORMATIVAS.

O macroprojeto BIO-TANATO-EDUCAÇÃO: INTERFACES FORMATIVAS agrega:

a) O exercício docente, nas disciplinas e/ou componentes curriculares ministrados:

Animais Peçonhentos – BIO062 (2013.1 e 2013.2)
Bioética – BIO031 (2009.1)
Estágio de Biologia – EDC960 (2002.1, 2002.2, 2003.1, 2003.2 e 2004.1)
Estágio Supervisionado (Projeto Escola Família Agrícola - 2003.2)
Estágio Supervisionado II – EDC008 (2009.2, 2012.1 e 2013.1)
Metodologia do Ensino de Biologia – EDC958 (2002.1, 2003.1 e 2004.1)
Metodologia e Prática de Ensino de Biologia – EDC058 (1996.1, 1996.2, 1997.1, 1997.2, 1998.1 e 1998.2)
Oficina Pedagógica – EDC94P (projeto Escola Família Agrícola - 2003.2)
Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II – ED0072 (2010.1, 2010.2, 2011.2, 2012.2 e 2013.2)
Prática Pedagógica em Biologia – BIO059 (2013.1 e 2016.1)
Prática Pedagógica II – ED0054 (2008.2)
Prática Pedagógica IV – ED0061 (2008.2, 2010.1 e 2010.2)
Monografia – EDC009 (2015.1, 2015.2, 2016.1 e 2017.2)

b) A liderança do Grupo de Pesquisa Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas (criado e certificado em 2009).

c) E, onze projetos:

1.Projeto de pesquisa “Os seres vivos no ensino fundamental” (1996-1998)
2.Projeto de pesquisa “Memória do ensino de biologia” (1996-2017)
3.Projeto de implantação do “Núcleo de Investigação de Prática de Ensino da Universidade do Estado da Bahia - Campus II (Alagoinhas)” (1998)
4.Projeto de ensino e pesquisa “Etnobiologia na escola” (1995-1998)
5.Projeto de pesquisa “O licenciado em ciências biológicas e a etnobiologia: um olhar fenomenológico” (Mestrado em Educação – 1999-2003)
6.Projeto de pesquisa “Saúde, cultura e ciência: fronteiras e interfaces de saberes” (2000-2017)
7.Projeto de ensino e extensão “Bate-papo pedagógico e biologia na comunidade” (2002-2017)
8.Projeto de pesquisa “A interface ciência/subjetividade na formação do/da professor/professora de biologia: uma leitura do discurso docente sobre origem da vida e morte via os estudos culturais” (Doutorado em Educação - 2004-2008)
9.Projeto de extensão “Criação e manutenção de ambiente virtual - site http://www.valdeci.bio.br” (em execução desde 2004)
10.Projeto de editoria do periódico científico “Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line” (2005-2017)
11.Projeto de pesquisa “A questão ambiental em revistas de ensino de ciências” (2011-2017)

Considerando os sentidos das significativas experiências, aprendizados e contribuições (julgo ter atuando de maneira ética e epistemologicamente implicada para a melhoria do Ser Humano) ao Outro e a Sociedade, como professora, solicitei, em 31 de março de 2017, APOSENTADORIA da Educação.

EXPRESSÕES-SENTIDOS SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA PROFESSORA-BIÓLOGA VALDECI DOS SANTOS

 

Expressões Sentido

Fonte: Textos avaliativos de discentes sobre a atuação profissional da professora-bióloga Valdeci dos Santos (1991-2011) (SANTOS, 2012, p. 170).
Acervo pessoal de Valdeci dos Santos

Doravante, o meu projeto de vida, assim como, a trama poético-psicológica da estória da gaivota chamada Fernão Capelo, está ancorado no reconhecimento e aceitação da ilimitada capacidade do sujeito permeado pela ideia de LIBERDADE, BONDADE e AMOR, rumo aos novos desejos profissionais - ser escritora e psicanalista, os quais, assim como, as atuações na Enfermagem e na Educação estão relacionadas à minha “missão” de auxiliar na cura das dores psíquicas, epistêmicas, físicas, emocionais e sociais do Outro.